Mais de 60% das denúncias de crimes online envolvem abuso infantil.
Um relatório da SaferNet mostra que, só entre janeiro e julho deste ano, foram registradas 49.336 denúncias anônimas de abuso e exploração sexual infantil na internet.
Esse número representa um aumento de praticamente 19% em relação ao registrado no mesmo período do passado.
Além disso, de acordo com a SaferNet, as denúncias de abuso e exploração sexual na internet representam 64% de todas as denúncias de crimes cibernéticos recebidas pela entidade, que engloba outros tipos crimes como racismo e violência contra a mulher, por exemplo.
A SaferNet também alerta para o uso crescente da inteligência artificial na criação de conteúdos criminosos, como manipulação de fotos reais e produção de imagens falsas e hiper-realistas, os chamados deepfakes.
Vale lembrar que a manipulação desse tipo de imagem já é crime, segundo o ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os casos de abuso e exploração sexual infantil na internet ganharam força no país após o influenciador Felca denunciar perfis nas redes sociais que incentivam a adultização de crianças e adolescentes.
Depois do vídeo, as denúncias dispararam, e a Câmara dos Deputados voltou a discutir projeto de lei para obrigar plataformas digitais a coibir esse tipo de conteúdo.
Denúncias podem ser feitas na Central Nacional de Denúncias da SaferNet ou pelo Disque 100 em casos de suspeita de violência sexual.