Mais de mil alunos da rede municipal participam da 2ª fase da V Olimpíada de Matemática

0
14
Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti

Nesta quinta-feira (14), cerca de 1.070 alunos da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde realizaram a avaliação da segunda fase da V Olimpíada Municipal de Matemática. Com o propósito de estimular a aprendizagem e medir a proficiência dos estudantes na disciplina, a iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Sinop. 

“A Olimpíada Municipal de Matemática é fundamental para desenvolver as habilidades dos alunos na disciplina e incentivar sua participação em sala de aula. Buscamos constantemente motivá-los a participar de competições de matemática em nível municipal, estadual e nacional”, destacou o professor e coordenador da competição na Escola Municipal Olavo Bilac, Rosinei Carvalho.

Para participar da Olimpíada, os alunos foram divididos em três níveis: o Nível 1 inclui os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental; o Nível 2, os do 6º e 7º ano; e o Nível 3, os do 8º e 9º ano. Além disso, a competição acontece em três fases distintas. 

Na segunda fase, a prova é composta por questões objetivas e discursivas e os estudantes competem com outros do mesmo nível matriculados em outras escolas municipais. Participam desta, os alunos que obtiveram os melhores resultados na primeira fase da competição.

Anna Flávia Spagnol é aluna do 5º ano A da Escola Municipal Vinicius de Moraes, e está participando pela terceira vez da competição. “A Olimpíada de Matemática nos ajuda a testar o nosso conhecimento nessa disciplina tão importante para o nosso dia a dia e para o nosso futuro profissional”.

Participando pela terceira vez da Olimpíada Municipal, Kawan Souza, aluno do 7º ano A da E. M. Menino Deus, relatou que o segredo para se destacar na prova é prestar atenção na aula, realizar as atividades de casa e responder às questões com cuidado. “A prova não é muito difícil, mas é preciso ler as questões com atenção e pensar bem antes de responder. Estou confiante e com grandes expectativas de conquistar um bom resultado e me classificar para a terceira fase”.

São classificados para a terceira e última fase apenas 50 dos alunos de cada nível que realizaram a segunda etapa, considerando os que obtiveram os melhores resultados. A última prova é composta apenas por questões discursivas e será aplicada no mês de setembro.