Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Mercado financeiro reduz para 5,07% a previsão da inflação para este ano

inflacao-oficial-sobe-para-0,38%-em-julho,-puxada-pela-gasolina

Divulgação

Mercado financeiro faz nova redução da estimativa de inflação para 2025, mas índice previsto continua superando o teto da meta.

A mais recente edição do Boletim Focus, publicação semanal do Banco Central com as projeções dos principais indicadores econômicos, reduz a projeção de alta do custo de vida do brasileiro, medido pelo IPCA, de 5,09%, na semana passada, para 5,07% esta semana.

Apesar do recuo, no atual patamar, a estimativa para a inflação continua acima do teto da meta, que é 4,5% para este ano, já que o centro da meta foi definido pelo Conselho Monetário Nacional em 3% para este ano.

A meta é considerada cumprida quando a inflação fica dentro dos limites, considerando a margem de um ponto e meio percentual para cima ou para baixo. Ou seja, esse ano, pode oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Em junho, a inflação oficial, divulgada pelo IBGE, perdeu força e fechou em 0,24%.

Apesar da desaceleração nos últimos meses, o índice acumulado em 12 meses até junho alcançou 5,35%, ficando pelo sexto mês seguido acima do teto da meta de até 4,5%.

Os dados da inflação relacionados a julho ainda serão divulgados pelo IBGE.

Sair da versão mobile