Ícone do site Hora 1 MT Notícias

MT participa do Enastic Justiça Eleitoral, em Recife, sobre deepfakes, futurismo e I.A.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) esteve presente na 3ª edição do Encontro Nacional da Tecnologia (Enastic) – Justiça Eleitoral –, realizado em Recife (PE), no período de 20 a 22 de setembro, no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Representando a Justiça Eleitoral de Mato Grosso, participaram  do evento o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo; o secretário de Tecnologia da Informação (TI), Leon Manoel Campos dos Santos Filho; o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística de Eleições, Salomão de Souza Fortaleza; e o assessor de Conteúdo Digital, jornalista Anderson Pinho.

Na pauta do encontro, temas como combate à desinformação, deepfakes, segurança de dados, Inteligência Artificial (I.A.), discursos de ódio, saúde mental, futurismo, cenários políticos nacional e internacional e investimentos em novas tecnologias no serviço público. O conjunto de temáticas buscou apontar a fronteira da Inteligência Artificial Generativa e o fortalecimento da democracia, por meio do voto eletrônico, além do fortalecimento da Justiça Eleitoral. O evento também serviu para conhecer empresas e produtos do mercado que podem auxiliar a Justiça Eleitoral no cumprimento de suas tarefas institucionais.

“O Enastic foi um espaço para troca de experiências, conhecendo boas práticas em nível de Tribunais Regionais Eleitorais, oportunidade para compartilhar aprendizados e buscar parcerias por iniciativas que ajudem a Justiça Eleitoral a trabalhar de uma forma que atenda às necessidades da nossa sociedade. A inovação no Judiciário é a tradução do princípio da eficiência em benefício da cidadania”, pontuou Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, que manteve diálogo com vários TREs em busca de parcerias por uma Justiça Eleitoral mais atuante e mais assertiva.

O secretário de Tecnologia do TRE-MT reforçou a relevância do evento por debater o futuro do Judiciário, alinhado a investimentos em tecnologia para ampliar e capacitar servidores para atender às demandas do presente. “A questão não passa apenas pela popularização da Inteligência Artificial, mas por um uso que estabeleça uma conexão entre governança, cidadania e a colaboração entre os Estados”, pontuou Leon Manoel Campos dos Santos Filho.

O coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística de Eleições acredita que o evento serviu para comungar aprendizados e desafios diante da tarefa de realizar as eleições com rapidez e segurança. “Foi bem importante o debate de que a Inteligência Artificial não pode atuar de forma separada da proteção de dados, porque estamos lidando com segurança da informação. Nos dias de hoje, a gente sabe que criminosos já usam as I.A.s para aplicar golpes e criar conteúdo falso”, sublinhou Salomão de Souza Fortaleza.

O Enastic Justiça Eleitoral foi promovido pela empresa J.Ex, com o apoio do TRE-PE. O público participante do evento foi estimado em 150 pessoas.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem – A imagem mostra três servidores do TRE-MT em pé, posando ao lado de um painel azul do evento Enastic – Justiça Eleitoral, que exibe a mensagem “Seja bem-vindo!” e um QR Code centralizado. O ambiente é interno, com iluminação em tons de azul, e ao fundo há uma parede branca junto a uma obra de arte com logotipos e uma pessoa caminhando.

Fonte: TRE – MT

Sair da versão mobile