Ícone do site Hora 1 MT Notícias

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Prefeitura de Diamantino anuncia a retomada do grupo de apoio a quem deseja parar de fumar

Foto por: Jany Leite

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou neste mês de agosto o Grupo de Controle do Tabagismo, que estava paralisado desde 2018. A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro grupo foi iniciado na Estratégia de Saúde da Família Central (ESF) no início de agosto e já realizou três encontros dentro da fase inicial do projeto. Essa etapa é composta por quatro encontros consecutivos. Após sua conclusão, as reuniões passam a ocorrer quinzenalmente, garantindo um acompanhamento mais próximo no início do processo e reforçando a decisão de parar de fumar.

Ainda segundo a pasta, com o apoio de dentistas, médicos, nutricionistas e enfermeiros, além do uso de medicamentos como adesivos e buprenorfina, os encontros oferecem técnicas para controlar a vontade repentina de fumar, auxiliando os participantes a lidar com a ansiedade e prevenir recaídas, ao mesmo tempo em que recebem orientações sobre saúde bucal, alimentação e bem-estar.

Para a assistente social da Equipe Multidisciplinar (eMulti), Lucivânia Oliveira, que conduz o grupo em Diamantino, a retomada representa um avanço importante para a saúde pública do município.

“O objetivo é apoiar os participantes a abandonar o cigarro de forma segura, com acompanhamento multiprofissional. Cada profissional contribui com orientações específicas, desde a saúde bucal até o controle da ansiedade, garantindo um cuidado integral e maior eficácia no tratamento.”

Lucivânia Oliveira também informou que o grupo será ampliado para outras unidades básicas de saúde, garantindo que mais pacientes tenham acesso ao acompanhamento. Além disso, os encontros continuam acontecendo mensalmente por até um ano após as fases iniciais, oferecendo apoio contínuo em casos de dúvidas ou risco de recaída.

Para participar, os interessados devem comparecer à unidade de saúde do seu bairro e solicitar o cadastro no grupo de tabagismo.

Saiba mais sobre os impactos do tabagismo segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Malefícios

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo e está associado a mais de 50 doenças graves, incluindo câncer de pulmão, boca, garganta e bexiga, além de enfisema pulmonar, bronquite crônica, infarto e AVC. O fumo passivo também é altamente prejudicial, afetando familiares, amigos e colegas de convívio do fumante.

Benefícios de parar de fumar

Após 20 minutos, a pressão arterial e batimentos cardíacos começam a normalizar.

Após 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai e o oxigênio se eleva.

Em 2 a 12 semanas, melhora a circulação e a função pulmonar.

Em 1 ano, o risco de infarto é reduzido pela metade.

Em 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade em comparação com quem continua fumando.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Sair da versão mobile