Nova delegada reforça rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Lucas do Rio Verde

0
1
Foto: Ascom Prefeitura/Maiza Santos

Na tarde desta quarta-feira (06), a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, Janice Ribeiro, e a Vereadora Débora Carneiro, visitaram o Núcleo de Atendimento à Mulher, onde foram recebida pela nova delegada titular da Polícia Civil, Dra. Paula de Fátima Moreira. A visita marca o início de uma importante parceria no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município.

A chegada da nova delegada ocorre em um momento estratégico, com o início das ações da campanha Agosto Lilás, movimento nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ao longo do mês, diversas atividades estão sendo realizadas com o objetivo de ampliar o diálogo, oferecer acolhimento e promover ações de prevenção em escolas, bairros e espaços públicos.

Para a secretária e primeira-dama Janice, a presença de uma mulher à frente da delegacia representa um avanço importante nas políticas públicas voltadas ao público feminino. “A alegria é saber que estamos recebendo uma nova delegada que vai ter esse olhar feminino em relação à violência doméstica. Isso vai ajudar a trazer novas ações para combater esse problema que tanto assola a nossa sociedade”.  Destacou Janice.

A delegada Dra. Paula de Fátima chega com a proposta de integrar ainda mais os serviços da rede de proteção às mulheres e reforçar o trabalho que já vem sendo desenvolvido no município.

O Núcleo de Atendimento à Mulher atua como ponto de apoio para vítimas de violência, oferecendo acolhimento psicossocial, atendimento jurídico e encaminhamento a outros serviços da rede. O trabalho é feito em parceria com a Polícia Civil, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha, e equipes da Assistência Social.

Semana da Mulher na Política

Em parceria com a Câmara Municipal, Lucas do Rio Verde realiza a Semana da Mulher na Política, entre os dias 11 e 15 de agosto. A programação inclui momentos de diálogo, informação e incentivo à participação feminina nos espaços de decisão.

No dia 12 de agosto, às 19h, no Auditório dos Pioneiros, acontece a palestra “Desmistificando o Autismo”, com a vereadora por Cuiabá e mãe atípica, Maysa Leão. O evento é aberto ao público e voltado especialmente para profissionais da saúde e da educação, que lidam diretamente com crianças e adolescentes atípicos.

Inscrição gratuita: https://forms.gle/rVBn9RAJcdLyx2yp7

Já no dia 13 de agosto, das 8h às 11h, o mesmo auditório recebe o evento “Conexão é Poder”, com Maysa Leão e Maria Fernanda Figueiredo. A proposta é abordar temas como marketing pessoal, liderança, planejamento e empreendedorismo feminino. A palestra incentiva o protagonismo das mulheres, não apenas como forma de prevenção à violência, mas como um estímulo para que elas ocupem seu espaço com segurança, autonomia e liberdade.

Inscrição gratuita: https://forms.gle/bAcMX6AaUEMszZcC7

Campanha destaca protocolo “Não é Não”

Como parte das estratégias preventivas do Agosto Lilás, a campanha também destaca o uso do protocolo “Não é Não”, uma ferramenta que orienta bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais a agirem diante de casos de importunação sexual, especialmente durante eventos e festividades na cidade. O objetivo é prevenir situações de abuso e garantir mais segurança para as mulheres em espaços públicos.