A oferta de mandioca no mercado brasileiro continua em retração, embora a média de preços semanais tenha se mantido praticamente estável, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada/Esalq-USP).
Produtores diminuem ritmo de entregas
De acordo com o Cepea, parte dos produtores, especialmente aqueles que dispõem apenas de mandioca de 1º ciclo, está diminuindo ainda mais o volume entregue. A decisão reflete insatisfação com os atuais patamares de preço, que estão, em média, 16,2% abaixo do mesmo período do ano passado.
Demanda industrial sustenta mercado
Enquanto a oferta recua, a demanda por mandioca mostra sinais de aumento, especialmente na indústria de farinha. Empresas com dificuldades em manter o abastecimento chegaram a elevar os valores pagos pela raiz, enquanto regiões com maior disponibilidade continuam pressionando os preços para baixo.
Média semanal de preços permanece estável
A tonelada de mandioca posta em fecularia fechou a média semanal em R$ 451,81 (equivalente a R$ 0,7858 por grama de amido), praticamente estável em relação à semana anterior. Nos últimos 30 dias, a desvalorização acumulada foi de 1,85%, segundo o Cepea.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio