
A presença de Mato Grosso no 9º Salão Nacional do Turismo trouxe resultados efetivos para operadores, prefeituras e comunidades indígenas do estado, consolidando contatos, parcerias e até a comercialização de produtos culturais, como o café indígena Massepô. O evento, realizado e São Paulo, entre os dias 21 a 23 de agosto, permitiu que municípios apresentassem seus atrativos, empresas ampliassem suas redes de clientes e comunidades indígenas fortalecessem o etnoturismo no estande de Mato Grosso.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Barra do Bugres, Wesley Oenning, destacou a importância da participação da região da IGR das Nascentes. A Instância de Governança Regional (IGR) reúne municípios para organizarem o turismo regional por meio de ações conjuntas entre os empresários do setor e as prefeituras.
“Tivemos ótimos contatos com agências e pessoas interessadas em conhecer Mato Grosso. Posicionamos seis municípios como roteiro turístico e queremos repetir essa experiência para divulgar ainda mais nossos atrativos nacional e internacionalmente. O recado para outras prefeituras é: levantem seus potenciais turísticos e participem das feiras de turismo, o retorno é muito maior que o investimento”, afirmou.
A secretária adjunta de Turismo do estado, Maria Letícia Arruda, reforçou a relevância de Mato Grosso estar presente nesses eventos.
“Além de divulgar nossos atrativos, essas feiras funcionam como um elo entre empresários, operadores e potenciais parceiros, facilitando a realização de parcerias estratégicas que impulsionam o setor e fortalecem toda a cadeia do turismo”, disse.
O etnoturismo foi um dos destaques do evento. O cacique Felisberto de Souza Cupudunepá, da etnia Balatiponé-Umutina, de Barra do Bugres, comemorou resultados concretos.
“Fechamos a comercialização do café da nossa comunidade até o final do ano e firmamos parcerias com agências e guias de turismo. Isso fortalece a cultura do nosso povo e alavanca o etnoturismo da região”.
Empresas e operadores também registraram ganhos significativos. Afra Miranda, CEO da Pantanal Wild Safaris, afirmou que o evento gerou múltiplos contatos internacionais e oportunidades de novos pacotes turísticos.
“Conseguimos mais de três clientes em potencial, incluindo um da África do Sul, além de oportunidades para lançar novos pacotes turísticos do Mato Grosso. Sem o estande do estado, não conseguiríamos divulgar nossos produtos nem gerar essas oportunidades”.
O proprietário da Eva Tour, Ademar Gomes Laurindo, de Campo Novo do Parecis, também celebrou os resultados. Ele foi o único selecionado pelo Ministério do Turismo para comercializar pacotes para o Estado no Feirão Nacional do Turismo.
“Estabelecemos novos parceiros e iniciamos negociações que podem se transformar em vendas futuras. Participar da feira foi fundamental para ampliar nossos roteiros e fortalecer nossas relações comerciais”.
Fonte: Governo MT – MT