Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Patrulha Maria da Penha intensifica ações de proteção e conscientização no município

GCM LRV

A Patrulha Maria da Penha de Lucas do Rio Verde teve um dia repleto de atividades na última quinta-feira (31), com ações voltadas à prevenção da violência contra a mulher, acolhimento de vítimas e preparação para a campanha “Agosto Lilás”.

Pela manhã, a equipe participou da reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), onde foram debatidas estratégias para fortalecer a campanha de enfrentamento à violência doméstica. Também foram discutidos os preparativos para a participação do município na Conferência Estadual dos Direitos da Mulher, que ocorrerá em Cuiabá.

Ainda durante o período matutino, a patrulha marcou presença na apresentação oficial do protocolo “Não é Não”, que será implantado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O protocolo estabelece diretrizes para prevenção de importunação e assédio em espaços públicos e privados. No evento, realizado na Prefeitura, a equipe apresentou dados sobre os atendimentos no município e destacou ações de prevenção e acompanhamento às vítimas.

A patrulha também prestou apoio a uma ocorrência delicada envolvendo uma pessoa em surto psiquiátrico portando arma branca. A situação foi controlada com segurança pelas equipes de apoio.

Durante a tarde, a equipe realizou atendimento na Sala Lilás, onde foi oferecido acolhimento e instalado o dispositivo do Botão do Pânico em uma nova assistida. Além disso, outras quatro mulheres passaram a integrar o programa de proteção, com visitas domiciliares para instalação e testes do dispositivo de emergência, acompanhado de orientações sobre seu funcionamento.

Parte do dia também foi dedicada à elaboração de materiais informativos que serão utilizados nas ações do Agosto Lilás, reforçando a importância da conscientização e do engajamento da sociedade no combate à violência contra a mulher.

Encerrando as atividades, a equipe se deslocou até o Distrito de São Cristóvão para acompanhar uma assistida na retirada segura de seus pertences, garantindo o apoio emocional e a proteção física da mulher.

As ações da Patrulha Maria da Penha reforçam o compromisso do município com a segurança, acolhimento e dignidade das mulheres em situação de vulnerabilidade. A campanha Agosto Lilás promete intensificar esse trabalho, promovendo mais informação, rede de apoio e enfrentamento à violência.

Sair da versão mobile