Na quinta-feira (21), a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde desenvolveu uma série de atividades voltadas à proteção e orientação de mulheres assistidas pelo serviço, em alusão ao mês do Agosto Lilás.
Durante o dia, a equipe realizou rondas nas proximidades das residências das assistidas, com foco na fiscalização e monitoramento das Medidas Protetivas de Urgência (MPU). Além disso, foram realizados atendimentos remotos para acompanhar a situação das mulheres e garantir o cumprimento das medidas legais.
No mesmo dia, uma assistida recebeu a instalação do aplicativo Botão do Pânico na Sala Lilás, recebendo orientações sobre seu uso e funcionamento.
Em ações de conscientização, a Patrulha participou de uma Blitz Educativa em parceria com o Conselho dos Direitos da Mulher, reforçando a importância do enfrentamento à violência doméstica e familiar. A equipe também recebeu a visita das integrantes do Moto Clube Insanos, apresentando as atribuições da Patrulha Maria da Penha e demonstrando o funcionamento do Botão do Pânico.
Ainda como parte das atividades do Agosto Lilás, foi realizada uma palestra no CRAS III, no bairro Industrial, abordando tipos de violência, leis de proteção à mulher, atuação da Patrulha Maria da Penha e ministrando aula prática de defesa pessoal.
O trabalho da Patrulha Maria da Penha segue como um importante instrumento de prevenção, orientação e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade em Lucas do Rio Verde.