A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, realizou nesta segunda-feira (25), no auditório do Paço Municipal, a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL) para o biênio 2025-2027. O processo segue as diretrizes da Lei Municipal nº 10.588/2019 e suas alterações pela Lei nº 14.214/2025.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Marcos Paulo, assume a presidência do Conselho. Entre os representantes de órgãos governamentais, foram eleitos: Secretaria de Promoção e Assistência Social: Messias Alves (titular) e Fabrício Carvalho (suplente); Governo Municipal: Luiza Montavani (titular) e Ana Carolina Valério (suplente); Câmara Municipal: vereadores Ibrahim Zaher (titular) e José Horta (suplente).
Os representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde serão definidos posteriormente pelo presidente do Conselho.
Na representação de entidades não governamentais, os escolhidos foram: ACIR e CDL: Michel Pagno (titular) e Carlos Henrique (suplente); Desportos Olímpicos: José Elias de Souza (titular) e Igor Vinícius de Souza (suplente); Desportos Paralímpicos: Clovenilson Pires (titular) e Tatiane Magalhães (suplente); Desportos Não-Olímpicos: Murilo Queiroz (titular) e Adalberto Bião (suplente).
As instituições de ensino superior que possuem graduação em Educação Física não enviaram representantes, ficando sem conselheiros definidos.
Durante a eleição, Marcos Paulo destacou a importância da participação da sociedade. “Hoje nós temos uma secretaria que escuta a comunidade e os atletas. Estamos fazendo história, trazendo as instituições para junto do Conselho e garantindo, da forma mais democrática possível, a participação de todos. Este é um projeto construído a muitas mãos”, afirmou.
Cronograma
Na segunda-feira (18) foi feita a primeira reunião para explicar o processo de indicação, eleição e posse dos novos conselheiros. As próximas etapas incluem a homologação das indicações no dia 1º de setembro; a posse dos conselheiros no dia 9 de setembro com uma sessão solene; e, a primeira sessão ordinária do CMEL prevista para 16 de setembro.