Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Presidente do TRE-MT acompanha atendimento eleitoral a estudantes na Arena Pantanal

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, visitou nesta quarta-feira (27) o Posto de Atendimento Eleitoral instalado na Expo Estudantil 2025, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Ela percorreu os corredores lotados do estádio pelo setor A e conversou com professores e alunos da rede pública estadual de ensino, além de servidores do Cartório Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, que formavam a linha de frente do atendimento aos jovens eleitores.

“Acho importante que o TRE-MT esteja na Expo Estudantil 2025, pois, além de atender a esta demanda estadual, a Justiça Eleitoral atua no fomento ao interesse dos estudantes na participação deles na política, sobretudo pela possibilidade de o estudante fazer o primeiro título. É por esse documento, o título de eleitor, que o estudante começa o engajamento; é por ele que a participação social acontece”, destacou a magistrada.

O Cartório da 1ª Zona Eleitoral levou para a Expo Estudantil 2025 toda a estrutura necessária ao atendimento dos eleitores. Quatro servidores operam quatro kits biométricos. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para ambientação e transporte dos equipamentos. Os itens são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e permitem que o eleitor já deixe o mutirão com o título em mãos e a indicação para baixar o e-Título, documento eleitoral digital com foto.

O estudante José Miguel França de Lima, de 16 anos, da Escola Estadual “Liceu Cuiabano”, em Cuiabá, viu o posto de atendimento e alertou a mãe, Denise França, de 56 anos. “Ele gosta muito de política. Foi ele quem me chamou a atenção [para o posto], porque queria votar”, contou. Ela explicou que o filho tem paralisia cerebral, um conjunto de condições que afetam o sistema nervoso central. “O José é alfabetizado e até vai lançar um livro no ano que vem.” Sobre o atendimento, José Miguel exclamou: “Foi bom!”.

A estudante Bianca Renata, de 16 anos, também da Escola Estadual “Liceu Cuiabano”, fez o título de eleitor depois de receber a recomendação de uma amiga que também havia feito o documento. “Ela falou que conseguiu fazer em menos de 10 minutos e, por isso, resolvi fazer também. O atendimento foi legal e bem rápido”, relatou Bianca.

O chefe do Cartório da 1ª Zona Eleitoral, Antonio Henrique Ricci Boaventura, avaliou que o posto de atendimento foi fundamental para despertar nos estudantes o interesse e a chance de fazer o alistamento eleitoral. “O balanço é extremamente positivo, pela grande procura dos estudantes. Sabemos que a juventude representa o futuro do nosso país, o futuro da democracia. A Justiça Eleitoral está aqui para efetivar a confecção do título eleitoral desses jovens, para que eles possam decidir o seu futuro — definitivamente, um futuro melhor para todos nós”, destacou, ao lembrar que o voto é facultativo para menores de 18 anos.

A desembargadora Serly Marcondes Alves reafirmou o trabalho do TRE-MT em realizar o cadastramento biométrico dos eleitores, por meio de mutirões ou postos de atendimento, e destacou a atuação da Justiça Eleitoral nas escolas por meio do programa “Voto Consciente”, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE). A magistrada também elogiou o interesse da juventude em exercitar a democracia pelo direito ao voto.

“Ficamos muito satisfeitos com essa parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), porque oportunizou estar nos círculos onde estão os adolescentes. Percebemos o quanto eles estão gostando da experiência. É importante que saibam que a Justiça Eleitoral está ao alcance deles, algo que faz parte da vida deles e que é necessária na vida dos jovens. Que eles possam pensar na vida política, de que poderão votar agora e, futuramente, também poderão ser votados”, concluiu a presidente do TRE-MT.

A instalação do posto de atendimento da Justiça Eleitoral na Expo Estudantil nasceu de uma interlocução feita por Serly junto ao titular da Seduc, Alan Porto, durante a 2ª edição do Encontro dos Grêmios Estudantis de Mato Grosso, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento na Arena Pantanal foi uma realização da Seduc com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT).

Estagiária: Laís Guilherme
(Sob supervisão do jornalista Anderson Pinho)

#PraTodosVerem – A imagem mostra um grupo de estudantes sorrindo e posando juntas para a foto, a maioria usando uniformes escolares com a inscrição “Liceu Cuiabano”. Ao centro está a presidente do TRE-MT. Atrás, funciona o Posto de Atendimento Eleitoral, que realizou o cadastramento biométrico de estudantes na Arena Pantanal, em Cuiabá, durante a Expo Estudantil 2025.

Fonte: TRE – MT

Sair da versão mobile