sexta-feira, 13 fevereiro 2026
Início Mato Grosso Primeiro avicultor legalizado de Cáceres demonstra exemplo da força do setor em...

Primeiro avicultor legalizado de Cáceres demonstra exemplo da força do setor em Mato Grosso

0
67
A granja possui quatro mil aves em produção e mil em recria, garantindo cerca de dois mil ovos por dia - Foto por: Divulgação

A avicultura, especialmente a de postura, tem registrado crescimento consistente em Mato Grosso, com pequenos e médios produtores conquistando qualidade e espaço no mercado. Com investimentos em capacitação e na formalização das granjas, cada vez mais produtores têm acesso a selos de inspeção e conseguem expandir para novos mercados.

Nesta quinta-feira (28.8), a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), destacam o Dia do Avicultor mostrando a força e o papel do setor no fortalecimento da agricultura de pequena escala no estado.


Na comunidade Falcão, em Cáceres, o avicultor Jeferson Gonçalves Silva e sua esposa, Karla Cristina Calçada da Silva, tornaram-se exemplo desse avanço. O casal, que deixou a vida de bancários em Curitiba após a pandemia da Covid-19, decidiu investir na propriedade da família, de apenas quatro hectares. Após estudos, identificaram a avicultura de postura como a atividade mais viável.

“Toda a atividade tem sua ciência. É necessário estudar para torná-la rentável e produtiva”, ressalta Jeferson.

Com apoio da Seaf e da Empaer, a granja se tornou a única da região com Serviço de Inspeção Federal (SIF). “Conversamos com a extensionista da Empaer de Cáceres, que deu todo o suporte documental para a regularização da nossa pequena empresa. Ela foi a principal parceira em todo o processo”, destaca Jeferson.


Atualmente, a granja possui quatro mil aves em produção e mil em recria, garantindo cerca de dois mil ovos por dia e um faturamento médio de R$ 50 mil por mês. A produção abastece supermercados de Cáceres e uma distribuidora em Cuiabá. O casal já se prepara para expandir: “Estamos construindo um galpão para chegar a cinco mil aves e aumentar a produção para três mil ovos/ dia”, projeta.

A secretária de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Andreia Fujioka, ressalta que o exemplo de Jeferson e Karla reflete o objetivo da gestão.

“Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a agricultura familiar, incluindo a avicultura, para que histórias como a do Jeferson se multipliquem em todo o estado”, afirma.

O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, também enfatiza a importância da assistência técnica no processo.

“Essa é a missão da Empaer, oferecer orientação e apoio para que os produtores de pequena escala consigam avançar com qualidade e conquistar novos mercados. O exemplo do Jeferson mostra como a união entre políticas públicas e dedicação do produtor gera resultados reais”, conclui.

Fonte: Governo MT – MT