Procon Estadual promove palestras no CRAs e no Lar dos Idosos em São José do Rio Claro

0
8
Palestra no CRAs de São José do Rio Claro - Foto por: Assessoria

São José do Rio Claro (370 km de Cuiabá) está recendo, nesta quarta e quinta-feira (27 e 28.8), servidores da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), para palestras no Centro de Referência de Assistência Social (CRAs) e no Lar dos Idosos do município.

De acordo com a secretária adjunta do Procon Estadual, Cristiane Vaz, mais 70 pessoas irão participar das palestras e terão a oportunidade de aprender sobre Direitos Básicos do Consumidor e tirar dúvidas com a equipe do Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

“Nosso objetivo é orientar a população sobre seus direitos ao comprar um produto ou contratar um serviço e prevenir o cidadão contra práticas abusivas e fraudes no mercado de consumo”, informa Cristiane Vaz.

A capacitação conta com o apoio do Procon Municipal de São José do Rio Claro. No total, são duas palestras: a primeira foi realizada na quarta-feira (27), no CRAs, para mulheres e servidoras do Centro; a segunda ocorre nesta quinta-feira (28), a partir das 13h30min, para 40 idosos do Lar dos Idosos.

As palestras têm como tema os “Direitos básicos do consumidor envolvendo proteção de dados, assédio financeiro e prevenção contra práticas abusivas nas relações de consumo pela internet”. No evento no Lar dos Idosos, foram tratados, ainda, os golpes contra aposentados, pensionistas e quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O servidor do Procon-MT e palestrante, Maurel Amorim, salienta que os idosos, beneficiários do INSS, mulheres, mães de família e servidoras do município sofrem constante assédio financeiro com ofertas insistentes de empréstimos fáceis.

“Nossas palestras visam orientar e prevenir os consumidores, que já se encontram em situação de vulnerabilidade social, a proteger seus dados e evitar cair em armadilhas contratuais que os tornarão refém do sistema financeiro. Também alertamos para que não caiam em golpes e que não sejam enganados por criminosos virtuais”, explica Maurel.

Para a coordenadora do Procon de São José do Rio Claro, Rosilene dos Santos, as palestras sobre os direitos do consumidor idoso são fundamentais para ampliar o acesso à informação e fortalecer a capacidade de identificar práticas abusivas.

“O conhecimento protege contra descontos indevidos e cláusulas abusivas em contratos, garantindo escolhas mais seguras e uma vida com dignidade, ” salienta Rosilene.

Agendamento de palestras

O Procon Estadual realiza palestras gratuitas para consumidores e fornecedores. Interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo, pelo e-mail [email protected] .

Fonte: Governo MT – MT