
“Quando o programa Verde Novo surgiu, em 2017, tinha como objetivo criar florestas urbanas, inicialmente em Cuiabá. Esse projeto floresceu, rendeu bons frutos e conseguimos, por meio de um termo aditivo ao termo de cooperação técnica, que as outras 78 comarcas do estado aderissem ao programa Verde Novo. Barra do Garças foi uma das primeiras comarcas do interior a aderir com o apoio do prefeito municipal, do juiz diretor do foro e uma rede de parceiros. Essa parceria se incrementou também porque outro parceiro, uma empresa, apresentou a doação de 10 mil mudas, o que permite que realizemos trabalhos de conscientização ambiental, sobretudo com as crianças, por meio do plantio de árvores”, afirma o desembargador Rodrigo Curvo.
De acordo com a supervisora de ESG da RZK Agro, Claudieli Peres, por meio do projeto Por um Brasil Mais Verde, a empresa realiza ações socioambientais, como a produção de mudas de árvores em parceria com seis aldeias indígenas e 11 viveiros. Essas mudas são doadas, tanto para o Programa Verde Novo, como para outros parceiros, a exemplo de pequenos produtores rurais que precisam fazer a recuperação ambiental na região do Vale do Araguaia. Em março deste ano, a RZK Agro doou 7 mil mudas ao Programa Verde Novo.
O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo, destaca a importância da parceria com o Poder Judiciário para o Município. “Barra do Garças é uma cidade turística. E quando a gente fala de turismo, nós temos também que colocar em pauta a questão do meio ambiente. Barra do Garças é cortada por dois grandes rios: rio Araguaia e rio Garças, e por diversos córregos. Então nós temos uma preocupação muito grande não só em preservar, mas também recuperar nossas nascentes. Então nós queremos investir muito junto com todos os secretários, junto com o Poder Judiciário, para que a gente possa trabalhar num grande projeto de arborização de Barra do Garças”, afirma.
O gestor municipal afirma ainda que as mudas recebidas por meio da parceria com o Verde Novo e a RZK Agro serão plantadas nos Residenciais Carvalho 1, 2 e 3, cujas casas serão entregues a mais de 1.400 famílias. “Quando for entregue essas casas, as principais vias já estarão arborizadas. E a ideia também é entregar mudas de árvores frutíferas para que as pessoas possam plantar e cuidar do nosso meio ambiente. Eu tenho certeza que com a parceria da Prefeitura Municipal, Tribunal de Justiça e iniciativa privada, nós iremos melhorar muito o nosso meio ambiente aqui de Barra do Garças”, comenta.
Programa Verde Novo – Idealizado pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo em 2017, o Programa Verde Novo é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso voltada à recuperação das florestas urbanas. Desde sua criação, o programa já distribuiu e plantou mais de 219 mil mudas e realizou mais de 781 ações de educação ambiental e reflorestamento.
O objetivo é conscientizar a população e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, promovendo a redução da sensação térmica e o aumento da umidade do ar.
A iniciativa está aberta à adesão de novos parceiros e comarcas. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br ou acompanhar as ações do programa pelo Instagram @programa.verdenovo.
Leia também:
Autor: Celly Silva
Fotografo: Alair Ribeiro
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: imprensa@tjmt.jus.br