Prova de Vida já foi realizada por maior parte dos beneficiários do INSS este ano

0
21
Divulgação

Mais de 90% de beneficiários do INSS já realizaram a prova de vida este ano.

A porcentagem equivale a trinta milhões e meio de aposentados e pensionistas. O procedimento é anual e garante a continuidade dos repasses de previdência.

O objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Geralmente, a verificação é feita via cruzamento de dados oficiais para que o beneficiário não tenha que ir ao banco ou precise acessar o aplicativo Meu INSS para manter o benefício ativo.

O cidadão não localizado pelo sistema automático recebe uma notificação do banco responsável pelo pagamento.

O governo alerta sobre tentativas de golpes com ligações e mensagens falsas que ameaçam o corte do benefício.

Os criminosos solicitam dados pessoais e até chegam a marcar falsos agendamentos. Mas o INSS informa que não liga pedindo prova de Vida, muito menos enviar mensagens via WhatsApp, SMS ou aplicativos com ameaças de bloqueio de aposentadoria ou pensão.

E mais: não envia servidores à casa do beneficiário para recolher documentos ou fazer o procedimento de comprovação de vida.