Referência: Lucas do Rio Verde apresenta as boas práticas da educação infantil ao Município de Sinop

0
6
(Foto: Ascom Prefeitura/Camilly

Na manhã desta sexta-feira (29), a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde recebeu a visita de representantes do município de Sinop. A comitiva liderada pela coordenadora de Educação Infantil, Lenir Guedes, também contou com a presença da equipe da assessoria pedagógica.

A comitiva foi recebida pela secretária de Educação de Lucas, Elaine Lovatel, e pelas assessoras pedagógicas, Carlise Pelissari e Jilvana Vitorassi, com objetivo de realizar uma troca de experiências sobre as boas práticas da Educação Infantil.

“Hoje recebemos, com muita alegria, as representantes da Educação Infantil do município de Sinop. Esta é uma oportunidade para que ambos os lados ampliem o olhar sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, fortaleçam as boas ações que visam a um ensino que respeita e se compromete com o desenvolvimento das crianças”, declarou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“As práticas pedagógicas de Lucas sempre foram referência, especialmente por compartilharmos a mesma visão sobre a Educação Infantil. É a partir dessas trocas de experiências que ampliamos nosso conhecimento e conseguimos desenvolver grandes projetos para potencializar a Educação Infantil. É muito bom saber que podemos contar com o apoio das assessoras experientes de Lucas do Rio Verde”, destacou a coordenadora de Educação Infantil de Sinop, Lenir Guedes.

A visita técnica incluiu passagens pelo Centro de Formação e pelo C.E.I. Aquarela, onde foram discutidas a abordagem participativa, o desenvolvimento de atividades voltadas à consciência fonológica e o interesse das crianças. Também foram compartilhadas as formações continuadas realizadas com os professores, a introdução ao processo de escrita e o processo de nivelamento da alfabetização.

“A Educação Infantil deve estar focada no desenvolvimento das potencialidades naturais das crianças, permitindo que vivenciem plenamente a infância e aprendam por meio de brincadeiras que unam o concreto e o lúdico. É essencial que sejam protagonistas do próprio aprendizado, enquanto o professor atua como mediador desse processo”, afirmou a assessora pedagógica da pré-escola de Lucas, Carlise Pelissari.

“Gostei muito da forma como Lucas do Rio Verde vê a Educação Infantil, não como uma estrutura de aprovação ou reprovação, mas oferecendo condições para que a criança chegue ao ensino fundamental com menos dificuldades. Também fiquei feliz em ver como a Secretaria valoriza a consciência fonológica e as estruturas de ateliê, que muito nos interessam para serem implementadas em Sinop”, ressaltou a pedagoga e formadora da Educação Infantil de Sinop, Vania Marques.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT