Saae de Lucas é a primeira autarquia de saneamento básico do país a adotar metodologia do Lixo Zero

0
16
Foto: Ascom Saae/Jhulia Brilhante

Comprometido com a preservação ambiental e com o fortalecimento de uma cultura sustentável, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde aderiu ao Programa Lucas + Sustentável Lixo Zero, promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Com essa iniciativa, o Saae torna-se a primeira autarquia de saneamento básico do Brasil a implementar oficialmente a metodologia Lixo Zero em suas práticas institucionais.

“Como autarquia responsável pela gestão de resíduos no município, o Saae entende que é seu dever adotar a metodologia Lixo Zero em suas práticas internas. É fundamental que o exemplo comece dentro do nosso ambiente de trabalho e também em nossos lares, promovendo a conscientização da sociedade sobre a importância da separação correta dos resíduos. Todos saem ganhando com essa mudança de atitude — especialmente o meio ambiente”, declarou o diretor do Saae, Paulo Nunes. 

“Mais importante do que possibilitar o desvio de resíduos do aterro sanitário, que é o principal objetivo do Lixo Zero, é promover uma mudança de mentalidade em relação à gestão de resíduos. É formar cidadãos cada vez mais conscientes e sensíveis à questão ambiental, para que, no futuro, possamos ter um meio ambiente mais equilibrado e sustentável para as próximas gerações”, ressaltou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

Diante da incorporação dessa prática, cerca de 102 servidores do Saae participaram de um treinamento oferecido pela startup Teoria Verde, realizado na Câmara Municipal nesta quinta-feira (31). Esse teve como objetivo apresentar o conceito e o passo a passo da aplicação da metodologia, além da nova logística interna de descarte dos resíduos. 

Durante a capacitação, foi realizada a entrega simbólica das lixeiras individuais dos setores administrativo e operacional da autarquia que serão trocadas por uma estação de resíduos, que prevê a separação entre recicláveis, orgânicos e rejeitos. 

(Foto: Ascom Saae/Jhulia Brilhante)

O evento também contou com uma demonstração prática de separação dos resíduos gerados pelos servidores do Saae ao longo da semana, além da entrega de copos de alumínio como forma de incentivar a substituição dos descartáveis e promover hábitos mais sustentáveis.

O programa também prevê a criação de uma composteira nas dependências da autarquia, que será mantida pelos próprios servidores. Para isso, eles participarão de uma capacitação voltada à prática da compostagem. 

O operador da estação de tratamento de esgoto, Eder de Almeida, diz estar grato por estar participando do programa que visa uma cidade mais sustentável. “A produção de resíduos é contínua, por isso é fundamental conscientizar a população acerca da redução e da destinação correta desses materiais. Esse momento é muito importante, não só para a autarquia, mas para a sociedade como um todo. Hoje, somos mais de 100 servidores, o que significa que são mais de 100 famílias engajadas com o movimento do Lixo Zero”.