Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Servidores municipais participam de capacitação sobre a implementação da reforma tributária

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson

Com o objetivo de preparar a administração municipal para as mudanças trazidas pela reforma tributária – que serão implementadas gradualmente a partir de 2026 -, o prefeito Miguel Vaz e os servidores da Procuradoria-Geral, Controle Interno, Saae e das Secretarias de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade participaram da capacitação “Programa Avançado: Implementação da Reforma Tributária”. A qualificação, oferecida pela parceria entre a Escola de Negócios Trevisan e o Ecossistema de Soluções para a Reforma Tributária – ROIT, foi realizada ao longo dos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Auditório dos Pioneiros.

“Ao longo desses três dias, tivemos a oportunidade de aprofundar nosso conhecimento sobre o novo modelo de arrecadação e distribuição dos impostos federais, com a consultoria renomada da ROIT e da Trevisan. Sempre que possível, acompanho a capacitação juntamente com os servidores para, no futuro, tomar decisões mais assertivas e definir estratégias que minimizem os impactos dessas mudanças na receita do Município”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

“Trata-se de uma reforma bastante complexa. Por isso, consideramos fundamental capacitar os servidores, para que compreendam os impactos financeiros que essas mudanças terão no município e na vida dos munícipes. Assim, cada secretaria poderá traçar seu plano de ação de forma mais consciente e assertiva”, declarou a procuradora-geral do município, Derlise Marchiori.

O curso foi ministrado pela coordenadora do MBA de gestão tributária da Trevisan, Elizabeth Martos, e pelo Head of Tax da ROIT, Gelson Severo Filho.

Dentre os assuntos abordados estão as novas espécies tributárias instituídas pela Emenda Constitucional 132/1023, o novo sistema de arrecadação e a repartição das receitas regulamentadas pela Lei Complementar 214/2025.

“O Município precisa estar atento às adequações necessárias em nossa legislação e às ações que devem ser adotadas, sobretudo para manter a receita municipal”, afirmou o secretário de Fazenda, Giovanni Rodrigues da Silva.

“Lucas do Rio Verde está à frente de 99% dos municípios ao investir recursos e dedicar o tempo de seus servidores e gestores para se preparar para as mudanças da reforma tributária. A própria presença do prefeito Miguel Vaz reforça a relevância dessa qualificação para a Administração Municipal” destacou Gelson Severo Filho.

“O mais importante é que os servidores saiam do curso com insights capazes de transformar o conhecimento adquirido em ações concretas, elevando o que já é bom a um nível ainda melhor, mesmo diante dos desafios impostos pela reforma”, acrescentou Elizabeth Martos.

Com essa iniciativa, Lucas do Rio Verde reafirma seu compromisso em se antecipar às transformações trazidas pela reforma tributária, garantindo que a gestão municipal esteja preparada para manter o equilíbrio fiscal e assegurar a qualidade da prestação dos serviços públicos no município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Sair da versão mobile