SES apoia oficina de atualização em reação hansênica em Sinop

0
5
Público-alvo são profissionais da Atenção Primária em Saúde Crédito - Matheus Oliveira | Agência Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) apoia a realização da Oficina de Atualização em Reação Hansênica, promovida pelo Ministério da Saúde em Sinop. O evento ocorre nesta quinta-feira (28.8) e reune 140 profissionais no Centro Universitário Unifasipe.

Com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde que atuam no diagnóstico e tratamento das reações tipo 1 e tipo 2 em hanseníase, o evento tem como público-alvo profissionais da Atenção Primária em Saúde, como médicos, hansenologistas, dermatologistas, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam nesses serviços.


A coordenadora-geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, Jurema Brandão, destaca a importância da articulação bipartite para a realização do evento.

“A oficina de atualização foi realizada pela Coordenação Nacional do Programa de Hanseníase do Ministério da Saúde, com o apoio da SES de Mato Grosso e do Escritório Regional de Saúde de Sinop. A previsão é que essa ação seja estendida para as demais regiões do estado, tendo em vista a relevância da capacitação”, disse.

A programação do evento conta com mesa de abertura, palestras e discussões coordenadas. Dentre as temáticas abordadas no evento, estão: fatores imunológicos de formas clínicas; reação hansênica tipo 1 (reação reversa); reação hansênica tipo 2 (eritema nodoso hansênico); outras reações hansênicas e o tratamento em crianças; avaliação neurológica simplificada; dor crônica e o impacto das reações hansênicas na vida de pessoas acometidas pela hanseníase.

Fonte: Governo MT – MT