Sessão solene vai celebrar os 97 anos do jornal ‘O Povo’

0
6

O Senado vai promover uma sessão especial para celebrar os 97 anos do jornal O Povo, do Ceará. O requerimento para a homenagem (RQS 626/2025), apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), foi aprovado no Plenário nesta terça-feira (26). A data da sessão solene ainda será marcada.

De acordo com Girão, O Povo vem registrando com “seriedade e constância”, ao longo de quase um século, os fatos mais relevantes da vida pública, econômica, social e cultural do Ceará. O senador também afirma que as páginas do jornal guardam a memória de transformações urbanas, dos grandes empreendimentos econômicos, das manifestações culturais e dos desafios enfrentados pelo povo cearense, funcionando como um verdadeiro acervo histórico.

— Ao longo de sua trajetória, o jornal foi espaço de aprendizado e de prática para inúmeros jornalistas, editores, fotógrafos e técnicos que ajudaram a fortalecer o setor de mídia no Ceará e em todo o país — afirmou.

Consciência Negra e Abdias

O Plenário também aprovou proposta do senador Paulo Paim (PT-RS) para que as sessões especiais do Dia da Consciência Negra e de entrega da Comenda Senador Abdias Nascimento sejam realizadas no mesmo dia: 17 de novembro (RQS 43/2025). Segundo Paim, o público dos dois eventos “é praticamente o mesmo”.

A Comenda Abdias Nascimento é entregue pelo Senado a personalidades que se destacaram na proteção e na promoção da cultura afro-brasileira. Ela foi instituída em 2013 e já homenageou personalidades como o músico Gilberto Gil, o ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares, o ministro do STJ Benedito Gonçalves e a atriz Zezé Motta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado