SUS passa a oferecer novo exame para detecção de HPV que substitui o papanicolau

0
6

Sistema Único de Saúde começa a usar nova tecnologia de detecção de HPV.

O exame é capaz de identificar a presença do papilomavírus humano antes mesmo se surgirem lesões.

Chamado de teste de biologia molecular DNA-HPV, ele detecta 14 genótipos do vírus.

O objetivo é antecipar o diagnóstico precoce de casos de câncer de colo de útero, mesmo em situações em que a paciente não apresenta sintomas. Esse é o terceiro tipo de tumor mais frequente entre as mulheres. A maioria dos casos está ligada a infecções por HPV.

A princípio o exame será disponibilizado pelo SUS em 12 unidades da federação: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará e Paraná. Além de Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

O novo exame será semelhante ao papanicolau, ou seja, com a coleta a partir de amostras no coo do útero. A diferença é que ele é considerado muito mais eficaz, porque encontra o DNA dos tipos de vírus. Já o papanicolau busca alterações nas células do colo do útero que podem ser provocadas pelo HPV.