Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Secretário-executivo da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Américo Corrêa, aponta para uma experiência enriquecedora. Clique aqui para ampliar |
Representantes das ouvidorias públicas de Tangará da Serra, Denise, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis e Brasnorte participaram da 4ª edição do “Projeto Articulação Propositiva – Visitas Técnicas”, promovido pela Ouvidoria Geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), nesta terça-feira (26). Realizado mensalmente, a ação já recebeu servidores de 21 municípios a fim de capacitá-los sobre legislação, sistemas e práticas de atendimento no setor.
Com a proposta de troca de experiências e diálogo entre as ouvidorias municipais e os órgãos fiscalizadores, o secretário-executivo da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Américo Corrêa, aponta para uma experiência enriquecedora.
“A presença da CGU enriquece o projeto, pois sua atuação combina controle e ouvidoria. Essa experiência já vem sendo reproduzida em diversos municípios, onde os órgãos de controle interno também assumem a responsabilidade pela ouvidoria.”
Já para o superintendente da CGU, Ricardo Plácido, a oportunidade de se reunir com ouvidores de diferentes municípios é também uma forma de aprofundar seus conhecimentos sobre a realidade de Mato Grosso.
“Para a CGU, é fundamental avaliar a execução das políticas públicas em um país de dimensão continental como o Brasil. Ao captar a realidade de municípios de Mato Grosso, que possuem características e contextos distintos, fica evidente a necessidade de desenhar políticas adaptadas às especificidades de cada estado e município, garantindo que cheguem efetivamente a toda a população”, destacou o superintendente.
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
Superintendente da CGU, Ricardo Plácido, salienta que o momento é fundamental para profundar conhecimentos sobre a realidade de Mato Grosso. |
Na ocasião, os participantes também compartilharam suas experiências e desafios a fim de sanar dificuldades e melhorar o atendimento. “É uma excelente oportunidade de estarmos dirimindo dúvidas sobre esse elo entre o cidadão e o serviço público. Essa parceria entre o Tribunal de Contas e a CGU oferece subsídios para que possamos aprimorar nosso trabalho e atender melhor à sociedade”, relatou a ouvidora e controladora da Câmara Municipal de Barra do Bugres, Neusa Luckachaki.
O ouvidor geral de Tangará da Serra, José Maria Barbosa, destacou os conhecimentos adquiridos por meio do projeto. “Momentos como esse são fundamentais para sanar dúvidas diretamente com o Tribunal de Contas e a Ouvidoria Geral, além de promover a troca de experiências entre os participantes. Essa interação fortalece o aprendizado coletivo e aprimora a atuação dos ouvidores em benefício da sociedade.”
As visitas técnicas terão continuidade até dezembro de 2025, totalizando oito encontros. Ainda serão recebidos representantes das regiões de Diamantino, Rondonópolis, Sorriso e Cuiabá, com o intuito de alcançar todas as regiões do estado, fortalecendo a atuação das ouvidorias públicas de forma técnica, integrada e eficiente.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561
Fonte: TCE MT – MT