TJMT fomenta integração entre tribunais que compõe Rede de Sustentabilidade em Mato Grosso

0
12

Atuando ativamente como coordenador da Rede de Sustentabilidade dos Ramos do Poder Judiciário de Mato Grosso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) está disponibilizando vagas aos tribunais cooperadores interessados em participar do curso de “Elaboração, Gestão e Manutenção do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) – Teoria e Prática”. Essa iniciativa, que será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, tem o propósito de auxiliar no enfrentamento de desafio comuns, inclusive, quanto à elaboração própria de Inventário de GEE.

Criada em 2024, por meio de Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23) e a Justiça Federal (TRF1 – Seção Judiciária de Mato Grosso), a Rede foi concebida para transformar compromissos em ações efetivas, alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos objetivos da Agenda 2030 da ONU. O TJMT foi eleito coordenador da iniciativa e exercerá a função nos dois primeiros anos.

Rede em funcionamento – As atividades já estão em curso. Em julho, a primeira reunião marcou oficialmente o início dos trabalhos, reunindo representantes dos quatro tribunais para discutir diagnósticos, desafios e soluções compartilhadas. O encontro deixou evidente que, embora cada ramo da Justiça esteja em estágio diferente de implantação de políticas de sustentabilidade, todos compartilham o mesmo objetivo, que é o de ampliar a responsabilidade socioambiental e fortalecer a governança sustentável.

Cooperação e próximos passos – Entre os objetivos da rede estão a promoção de eventos, treinamentos e capacitações conjuntas, bem como o intercâmbio de experiências que fortaleçam a gestão ambiental e social das instituições. O modelo de gestão de resíduos já aplicado pelo TJMT, que destinou corretamente mais de 100 toneladas de resíduos somente em 2024, vem sendo considerado referência para inspirar os demais órgãos.

A expectativa é que a Rede de Sustentabilidade de Mato Grosso se consolide como exemplo nacional de inovação e cooperação interinstitucional, reforçando o compromisso do Judiciário mato-grossense em ser protagonista no enfrentamento das crises ambientais e sociais do nosso tempo.

Autor: Talita Ormond

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT