sábado, 14 fevereiro 2026
Início Mato Grosso Tribunal de Justiça de MT TJMT fomenta integração entre tribunais que compõe Rede de Sustentabilidade em Mato...

TJMT fomenta integração entre tribunais que compõe Rede de Sustentabilidade em Mato Grosso

0
69

Atuando ativamente como coordenador da Rede de Sustentabilidade dos Ramos do Poder Judiciário de Mato Grosso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) está disponibilizando vagas aos tribunais cooperadores interessados em participar do curso de “Elaboração, Gestão e Manutenção do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) – Teoria e Prática”. Essa iniciativa, que será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, tem o propósito de auxiliar no enfrentamento de desafio comuns, inclusive, quanto à elaboração própria de Inventário de GEE.

Criada em 2024, por meio de Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23) e a Justiça Federal (TRF1 – Seção Judiciária de Mato Grosso), a Rede foi concebida para transformar compromissos em ações efetivas, alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos objetivos da Agenda 2030 da ONU. O TJMT foi eleito coordenador da iniciativa e exercerá a função nos dois primeiros anos.

Rede em funcionamento – As atividades já estão em curso. Em julho, a primeira reunião marcou oficialmente o início dos trabalhos, reunindo representantes dos quatro tribunais para discutir diagnósticos, desafios e soluções compartilhadas. O encontro deixou evidente que, embora cada ramo da Justiça esteja em estágio diferente de implantação de políticas de sustentabilidade, todos compartilham o mesmo objetivo, que é o de ampliar a responsabilidade socioambiental e fortalecer a governança sustentável.

Cooperação e próximos passos – Entre os objetivos da rede estão a promoção de eventos, treinamentos e capacitações conjuntas, bem como o intercâmbio de experiências que fortaleçam a gestão ambiental e social das instituições. O modelo de gestão de resíduos já aplicado pelo TJMT, que destinou corretamente mais de 100 toneladas de resíduos somente em 2024, vem sendo considerado referência para inspirar os demais órgãos.

A expectativa é que a Rede de Sustentabilidade de Mato Grosso se consolide como exemplo nacional de inovação e cooperação interinstitucional, reforçando o compromisso do Judiciário mato-grossense em ser protagonista no enfrentamento das crises ambientais e sociais do nosso tempo.

Autor: Talita Ormond

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT