Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Várzea Grande avança em projetos sociais para idosos e conselhos municipais

Recursos para ampliação das estruturas e dos atendimentos virão de uma parceria com o TJMT, que vai aplicar recursos vindos de Termos de Ajustamento de Condutas realizados pela justiça

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), se reuniu ontem (27), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) com o desembargador Orlando Perri, para tratar da reforma e ampliação do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, com projeto estimado em R$ 3 milhões – mas que requer atualização -, e a construção da Casa dos Conselhos, espaço que concentrará todas as representações dos conselhos municipais, incluindo, por exemplo os da criança, do idoso, da mulher, dos deficientes, entre outros.

O encontro foi articulado pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União) e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Wanderley Cerqueira (MDB), representado pelo procurador Ismael Alves.

A prefeita Flávia Moretti destacou o compromisso da gestão municipal. “Estamos aqui no Tribunal de Justiça, com a secretária de Assistência Social e representantes do Conselho dos Idosos, para garantir recursos para a reforma do Lar dos Idosos e a construção da Casa dos Conselhos. Vamos elaborar os projetos e correr atrás de recursos que já estão sinalizados aqui pelo desembargador Perri”.

Eduardo Botelho reforçou a articulação política e os investimentos planejados. “Saímos da reunião com definições concretas: recursos para reformar o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, construção da Casa dos Conselhos e ainda uma nova unidade para 100 idosos no Município. O desembargador Orlando Perri tem sido um baluarte nessa defesa, e vamos incluir no orçamento estadual R$ 50 milhões para atender os idosos”.

A prefeita destacou que o novo espaço para idosos, um local que possibilite inclusive a longa permanência, é um projeto pessoal e que desde que assumiu a gestão municipal vem articulando parcerias para tornar real esse atendimento exclusivo ao 60+ em Várzea Grande. “As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) são essenciais para o acolhimento de idosos, oferecendo suporte residencial e proteção integral e será mais um serviço inédito dessa gestão”.

O desembargador Orlando Perri se comprometeu a destinar recursos de Termos de Ajustamento de Condutas para esses projetos.

A reunião contou ainda com a presença da secretária de Assistência Social Cristina Saito, Cilbene Rosa Maria da Conceição, presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Várzea Grande, a secretária de Assuntos Estratégicos Ina de Maria e os procuradores municipais Juliano Fabrício e Silvia Martins Rocha.

Ao final do encontro, a prefeita convidou o desembargador Perri para conhecer o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, instituição que mantém termo de fomento com a Prefeitura e presta atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade. Flávia Moretti comprometeu-se a protocolar o projeto atualizado no TJMT em até 20 dias úteis, para viabilizar os recursos destinados à ampliação da instituição.

“Para a gestão municipal, a reforma do Lar dos Idosos e a construção da Casa dos Conselhos representam não apenas atendimento às necessidades sociais, mas também, planejamento responsável e uso eficiente dos recursos públicos, alinhados à eficiência administrativa e valorização do cidadão”, disse a secretária de assistência social Cristina Saito.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Sair da versão mobile