Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Vendas no comércio registram 3º mês seguido de queda em junho, mas acumulam alta em 12 meses

Comércio varejista brasileiro registra variação negativa em julho, terceiro mês seguido de queda.

De acordo com os números divulgados pelo IBGE, as vendas no comércio fecharam o sexto mês do ano com recuo de 0,1% em relação a maio. Uma estabilidade com tendência de baixa, de acordo com o próprio Instituto.

Somado aos dois resultados anteriores no campo negativo, de 0,4% em maio e de 0,3% em abril, o setor apresenta recuo de 0,8% em relação ao patamar de março deste ano.

Mas, considerando o semestre como um todo, o comércio fechou no azul. Entre janeiro e junho, as vendas no varejo acumulam expansão de 1,8%.

Ainda de acordo com o IBGE, das oito atividades pesquisadas em junho, cinco tiveram retração na passagem mensal: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, Livros, jornais, revistas e papelaria, Móveis e eletrodomésticos, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Em contrapartida, os segmentos que venderam mais em junho, na comparação com maio foram Outros artigos de uso pessoal e doméstico, Tecidos, vestuário e calçados e Combustíveis e lubrificantes.

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui atividades de atacado ─ veículos, motos, partes e peças; material de construção e produtos alimentícios, bebidas e fumo ─ o indicador recuou 2,5% de maio para junho, mas registra crescimento de 2% no acumulado de 12 meses.

Sair da versão mobile