Zema lança pré-candidatura à Presidência e defende saída do Brasil do BRICS

0
30
Zema lança pré-candidatura à Presidência e defende saída do Brasil do BRICS | Divulgação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), oficializou neste sábado (16) sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026, durante evento em São Paulo que reuniu mais de 1.500 apoiadores. Em seu discurso, marcado por ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Zema defendeu que o Brasil abandone o BRICS, conforme noticiado pela CNN Brasil.

“A visão petista de que gasto é vida é uma idiotice sem tamanho, assim como a aproximação do Brasil de regimes autoritários e de nações que se opõem aos nossos valores ocidentais. Sai do Brics, Brasil”, afirmou o governador.

O bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — ao qual se somaram recentemente outros países emergentes — responde por uma parte significativa das exportações brasileiras e representa uma das principais frentes de cooperação econômica do país. Minas Gerais, governado por Zema desde 2019, é um dos estados mais beneficiados pelo comércio com o bloco: cerca de 42% das exportações mineiras têm como destino países do BRICS, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Discurso contra PT e Alexandre de Moraes

Durante a cerimônia, Zema também fez promessas de “varrer o PT do mapa” e acusou Moraes de “abusos e perseguições”.

“Esse é o Brasil real, o Brasil que não espera, que não aceita favor, nem esquema. É o Brasil que nós queremos: que trabalha, inventa, arrisca. E é com esse Brasil bravo que vamos chegar a Brasília para varrer o PT do mapa, para acabar com os abusos e perseguições de Alexandre de Moraes, para libertar o Brasil”, disse.

O governador voltou a defender que organizações criminosas brasileiras sejam classificadas como facções terroristas, medida já rejeitada anteriormente pelo governo federal.

O presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, reforçou a tônica do evento ao afirmar que a legenda vai “varrer o petismo do mapa”. A plateia, formada por apoiadores e lideranças políticas da direita, entoou coros como “Fora Xandão” e “Fora Lula”.