Bombeiros apresentam Batalhão Ambiental a coordenadores municipais de Defesa Civil

0
12
CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) apresentou a estrutura do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, e da Sala de Situação Descentralizada do Pantanal, em Poconé, aos coordenadores municipais de Defesa Civil. O propósito foi demonstrar o trabalho desenvolvido nas áreas de monitoramento, prevenção e combate aos incêndios florestais no estado.

A visita técnica ocorreu na quarta e quinta-feira (3 e 4.9), reunindo cerca de 50 representantes de diversos municípios mato-grossenses. A ação integrou a programação do 3º Encontro de Coordenadores Municipais, promovido pela Defesa Civil Estadual ao longo da semana. O evento busca fortalecer a rede de proteção e aprimorar as estratégias de gestão de riscos e desastres.

Durante a visita, os coordenadores puderam conhecer de perto a estrutura física do BEA e da sala descentralizada, as equipes de trabalho e o planejamento operacional das ações de monitoramento e resposta para garantir uma atuação rápida e eficaz no enfrentamento aos incêndios florestais no Pantanal e nos demais biomas.  Além disso, também foi apresentado o sistema de monitoramento via satélite, operado por meio de uma plataforma especializada, que permite o acompanhamento em tempo real dos focos de calor e das áreas de maior risco.  

Para o comandante do BEA, tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, a visita representa uma oportunidade de ampliar a capacidade de resposta em todo o território mato-grossense, com o apoio dos municípios nas ações que lhes couber. “Essa visita técnica é fundamental para estreitarmos os laços com os municípios e alinharmos estratégias integrada. A presença dos coordenadores demonstra o compromisso da Defesa Civil em fortalecer as ações de gestão de riscos e ampliar a capacidade de resposta em todo o território de Mato Grosso”, afirmou.

A coordenadora de Defesa Civil de Primavera do Leste, Cristina Corrêa, destacou a importância não apenas da visita técnica, mas também de compreender, na prática, o funcionamento das estruturas de monitoramento e resposta do Corpo de Bombeiros. 

“Só de participar deste encontro, passamos a ter acesso direto à Defesa Civil do Estado e ao BEA, posso perceber a realidade daqui, além de ampliar muito meu conhecimento. Isso clareia bastante, nos orienta sobre o que fazer e a quem recorrer, ao estado, às parcerias. Conhecer outros setores que envolvem o trabalho conjunto e saber que contamos com esse apoio é muito importante”, afirmou.

Além das visitas técnicas realizadas, o  3° Encontro de Coordenadores Municipais realiza, nesta sexta-feira (5.9), uma  atividade de mapeamento de áreas de risco, como encerramento do encontro.