Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade no SUS

Campanha nacional pede a inclusão de remédios contra obesidade no SUS, o Sistema Único de Saúde.

A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e tem apoio de diversas entidades médicas, como as Sociedades Brasileiras de Diabetes e de Cardiologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, entre outras.

A ideia é pressionar por políticas públicas que garantam acesso a tratamentos adequados.

Hoje, a obesidade é uma das poucas doenças crônicas sem opção medicamentosa na rede pública – mesmo com estudos mostrando seus impactos na saúde e na economia.

Dados apontam que 68% dos brasileiros, praticamente 7 em cada 10, têm sobrepeso, e 31% das pessoas convivem com obesidade.

As projeções indicam que até 2044, quase metade da população adulta pode ser diagnosticada com obesidade, que é considerada uma doença.

Lembrando que a obesidade é um importante fator de risco para uma série de outras condições de saúde, incluindo hipertensão, problemas cardíacos e respiratórios, diabetes tipo 2 e problemas nas articulações.

Além das mortes associadas à obesidade, os custos para o sistema de saúde e para o país podem chegar a bilhões de dólares.

Sair da versão mobile