O Festival Cantarte encerrou sua 4ª edição com duas noites repletas de música, emoção e celebração à cultura local. Realizado nos dias 30 e 31 de agosto, o evento reuniu centenas de pessoas na Concha Acústica e que acompanharam a transmissão via internet, consolidando-se como uma das principais ações culturais do município.
Organizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o festival contou com a participação de 36 intérpretes finalistas, divididos em seis categorias: Gospel Adulto, Nacional, Sertanejo, Infantil, Juvenil e Infantojuvenil Gospel. Ao todo, 140 artistas se inscreveram para as seletivas realizadas anteriormente.
A praça ficou lotada, o que demonstra a aprovação da população para eventos como o Cantarte, com a participação da família luverdense, amigos e demais admiradores da música. O prefeito enalteceu a presença da população.
“Se a sociedade está participando é porque está valendo a pena o trabalho que é executado pela Secretaria de Cultura e valendo a pena abrir as portas para os luverdenses, como no Cantarte, que envolve pessoas de Lucas do Rio Verde, talentos locais. Então para nós é uma grande alegria poder fazer investimentos e obter o retorno, a presença dos talentos e da população nas praças”, acrescentou o prefeito.
A Secretária de Cultura e Turismo, Lucina Bauer, parabenizou os artistas locais e destacou os talentos que são revelados em eventos como o Cantarte. “Lucas tem muitos talentos que às vezes não passaram para final nesse momento, que vão brilhar cada vez mais, participando de projetos incríveis como esse trilhando seu caminho na cultura. Então parabéns a todos os artistas luverdenses que tornam esse projeto real. Parabéns ao nosso prefeito Miguel Vaz, que acredita e que torna real e possível a realização deles”, afirmou.
Cinco jurados compuseram a banca avaliadora, considerando critérios técnicos como afinação, interpretação e presença de palco. O nível dos concorrentes surpreendeu a comissão, tornando a disputa ainda mais acirrada.
“Ano passado eu estive aqui, alguns dos candidatos que estão aqui hoje eu conheço, já conheci, e eu percebi a evolução deles todos, assim como eu percebi a evolução do festival, do aumento do público, da qualidade do som, da luz, de tudo, da organização. Hoje a gente trabalha com um sistema informatizado para dar as notas, uma coisa diferente do papel e da caneta. Então assim, Lucas do Rio Verde está de parabéns, mais uma vez”, destacou Emerson Marcio Romani.
Para muitos participantes, o Cantarte representa uma vitrine importante para seguir a carreira musical. O resultado final surpreendeu até mesmo alguns candidatos.
“Eu não estava imaginando, minha família toda ali gritando comigo, torcendo por mim. Eu quero agradecer muito a toda a equipe da Secretaria de Cultura e, primeiramente, também a Deus, que se não fosse por ele eu não estaria aqui. Esse prêmio, isso aqui é tudo consequência do dom que ele deu pra minha vida, foi muito emocionante”, disse Julia Rocha, primeira colocada na categoria infanto-juvenil gospel.
Na categoria adulto sertanejo, os campeões foram a dupla Fernando Cawboy e Mateus, que comemoraram o resultado. “Quando anunciaram o nosso nome, eu pulei, abracei minha mulher, abracei o Cawboy, porque é muita felicidade. Só tenho a agradecer todos os organizadores deste evento, a Secretaria de Cultura, todos os colaboradores. Estamos muito felizes”.
A edição deste ano distribuiu R$ 32 mil em premiações, com reconhecimento para os três primeiros colocados de cada categoria. Os campeões também ganharão a gravação de uma faixa musical, incentivando ainda mais a profissionalização dos artistas.
Além do público presente na Praça da Bíblia, os dois dias de Cantarte foram transmitidos ao vivo no Facebook, totalizando um público online de mais de 14 mil pessoas.
O material está disponível nos seguintes endereços eletrônicos: https://fb.watch/BRhvC_iUYd/ (primeiro dia) e https://fb.watch/BRhxkWyRKK/ (segundo dia ).
Confira abaixo a lista completa dos ganhadores do Cantarte 2025:
Categoria Infantil:
1º Lugar – Lara Beling Baptistella
2º Lugar – Olívia Coronel Pacheco
3º Lugar – Laura Kanagawa Pereira
Categoria Juvenil:
1º Lugar – Isabella Gregório
2º Lugar – Thiago Lopes Valim Garcia
3º Lugar – Luiz Otávio de Medeiros Lech
Categoria Infanto-Juvenil Gospel:
1º Lugar – Julia Larissa Cunha Rocha
2º Lugar – Jeliel da Silva Santos
3º Lugar – Lorena Rafaelly Cunha Leal
Categoria Nacional:
1º Lugar – Evlin Tainara Neves Marcondes
2º Lugar – Camila Ferreira Torres
3º Lugar – Fernanda da Silva Santos
Categoria Sertanejo:
1º Lugar – Cezilho Santos Brito e Laurinei Soares Nardim
2º Lugar – Williane Siqueira Cavalcante
3º Lugar – Lenilda Lopes Cordeiro
Categoria Gospel:
1º Lugar – Jhulyana Mylenna Vieira Barbosa e Kelly Naiane de Lima Ramos
2º Lugar – Alice Pereira Barbosa Castro
3º Lugar – Naara Prado Costa.