Cerca de 48 milhões de pessoas e mais de 4,5 milhões de empresas ainda têm dinheiro esquecido em bancos

0
9
© José Cruz/Agência Brasil

Quarenta e oito milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras.

Dados divulgados pelo Banco Central revelam que ao menos 10 bilhões, 690 milhões de reais ainda aguardam resgate no Sistema de Valores a Receber.

Desse total, cerca de 8 bilhões e 80 milhões são recursos de pessoas físicas e pouco mais de 2 bilhões e 600 milhões são valores de empresas mais de 4 milhões e meio de empresas têm recursos esquecidos.

Desde que começaram as devoluções, R$ 11 bilhões, 330 milhões que estavam esquecidos em bancos e instituições financeiras já voltaram para o bolso de seus donos.

O prazo oficial para buscar os recursos, em tese, acabou em 16 de outubro do ano passado.

Mas o Ministério da Fazenda informou que os resgates juntos às instituições financeiras podem ser feitos a qualquer momento.

O Sistema de Valores a Receber é um serviço totalmente gratuito. 

Para a consulta, não é preciso fazer login ─ basta informar o CPF e data de nascimento do cidadão ou o CNPJ e a data de abertura da empresa, informação necessária mesmo no caso de empresas que já foram encerradas.

Para resgatar os valores, precisa ter login e senha da conta Gov.Br, nos níveis prata ou ouro e com verificação em duas etapas habilitada.

No fim de maio,  Banco Central automatizou o processo e o cidadão que preferir não vai mais precisar consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome.

Caso algum recurso seja disponibilizado algum recurso por instituições financeiras, o crédito será feito diretamente na conta da pessoa.  

A solicitação automática de resgate é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave pix do tipo CPF. A adesão ao serviço é facultativa.