Ícone do site Hora 1 MT Notícias

COP30 recebe evento dedicado a negócios sustentáveis da Amazônia

Creditos---Lume-Criativa

Com programação intensa, festival reforça o protagonismo do ecossistema de negócios amazônicos na construção de soluções para o planeta

Belém será palco de um dos encontros mais estratégicos da Amazônia durante a COP30: o Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA). O evento acontece no dia 10 de novembro, das 8h às 21h (confirmar horário), no Campus de Direito do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), reunindo lideranças indígenas, empreendedores, gestores públicos, investidores, pesquisadores e representantes da sociedade civil em um ambiente de escuta, diálogo e construção coletiva.

O “FIINSA 2025 COP30 – Onde fazer fala mais alto” é realizado pelo Idesam e Impact Hub Manaus, com co-realização do CESUPA e apoio de uma ampla rede de parceiros. A iniciativa tem como objetivo ser um catalisador de articulações positivas, negócios viáveis e soluções inovadoras — construídos da Amazônia e para a Amazônia.

O festival já se consolidou como espaço de conexão e relevância. Desde sua primeira edição, em 2018, promove encaminhamentos estratégicos para fortalecer as economias da sociobiodiversidade e ampliar negócios sustentáveis. Agora, em sua edição especial, o FIINSA COP30 amplia o alcance, trazendo debates sobre como tirar os negócios da floresta do discurso e colocá-los em prática, como criar economias amazônicas que respeitem o tempo e as comunidades locais, e como redistribuir o poder de decisão na região, entre outras temáticas.

A programação inclui painéis temáticos, debates para gerar propostas de ação, feira de produtos da sociobiodiversidade (Mercado Amazônia), espaços de convivência e networking, além de experiências culturais e gastronômicas. Performances e imersões também estão confirmadas, como a simulação de um grande “banho de ervas” — tradição paraense ligada a rituais de proteção — e áreas inspiradas na floresta para estimular conexões entre os participantes.

“Queremos dar visibilidade às soluções que emergem dos territórios e suas conexões com negócios, investidores e demais atores do ecossistema. que já estão transformando a realidade local. A COP30 coloca a Amazônia no centro do mundo, e o FIINSA quer evidenciar como esse ecossistema transforma a realidade local”, afirma André Vianna do Idesam.

Sempre com um formato dinâmico, os painéis e rodas de conversa terão diversidade de vozes para enriquecer os discursos. Ao final, será produzido um documento oficial com demandas, propostas e soluções cocriadas durante o festival, voltadas ao fortalecimento da bioeconomia e dos negócios sustentáveis das florestas e rios amazônicos.

“O festival é mais do que um evento, é uma plataforma de encontro entre quem cria, quem investe e quem acredita na Amazônia. Nosso foco é fortalecer a bioeconomia, fomentar negócios de impacto socioambiental e valorizar modelos de investimento sustentável”, destaca o porta-voz do Impact Hub Manaus.

Para mais informações, acesse o site: https://fiinsa.org.br/.

Sair da versão mobile