O Ministério da Educação já divulgou a relação oficial de cursos de graduação que podem ser oferecidos no formato semipresencial.
A lista, que traz também a quantidade de vagas prevista por ano para cada curso, está em portaria publicada na última sexta-feira, 12 de setembro.
Ao todo, são 456 cursos, entre bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos.
Além disso, o texto estabelece que atividades presenciais só podem acontecer em endereços cadastrados no MEC.
Ainda de acordo com a pasta federal, a autorização para esses 456 é inicial. Cada instituição de ensino terá que solicitar o reconhecimento do curso depois, seguindo as regras já existentes para essa etapa.
As mudanças impostas ao MEC aos cursos de educação à distância foram anunciadas em maio e visam dar mais transparência a esse tipo de ensino, combatendo cursos falsos e garantindo que só instituições autorizadas possam oferecer vagas.
Lembrando que, de acordo com as novas regras, os cursos de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia devem ser oferecidos de forma exclusivamente presencial.
Não é permitido que esses cursos sejam ofertados na modalidade de ensino a distância (EAD), nem no formato semipresencial.