
Começou nesta segunda-feira (1°.9) o 3° Encontro de Coordenadores Municipais, promovido pela Defesa Civil do Estado. O evento segue até sexta-feira (5) e reúne representantes de mais de 40 municípios de Mato Grosso, com objetivo de fortalecer a rede de proteção e as estratégias de gestão de riscos e desastres.
Na abertura do evento, o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel BM César Brum, destacou a importância da integração entre Estado e municípios e reforçou a necessidade de preparar gestores e equipes para enfrentar os novos cenários de risco advindos das mudanças climáticas.
“Nós encontramos na Lei de Proteção e Defesa Civil que a incerteza do risco não é justificativa para nós não agirmos. Então, o objetivo aqui é criar um ambiente para que todos conversem, troquem experiências e que a gente aprenda mais e mais sobre a gestão da Defesa Civil, que é um grande desafio diante das mudanças climáticas que estamos vivendo”, afirmou.
A abertura do encontro contou com palestra sobre governança em Defesa Civil, capacitação para gestores públicos e gestão de riscos e desastres.
No período da tarde, a programação envolveu palestras sobre segurança de barragens, ações do Comitê de Gestão do Fogo, envio de alertas, e gestão e procedimentos de aquisições na Defesa Civil. O secretário de Defesa Civil de Petrópolis (RJ), tenente-coronel BM Guilherme Moraes, também participou do encontro e apresentou o caso das chuvas intensas que atingiram o município nos últimos anos.
Legenda – 3º Encontro de Coordenadores Municipais de Defesa Civil – Créditos – Antônio Pinheiro/Secom-MT
Nesta terça-feira (2), os participantes vão aprender sobre os procedimentos de decretação e reconhecimento de emergência, com atividades práticas, gestão de abrigos temporários, e farão uma visita técnica ao Centro de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil do Estado. A agenda do dia termina com uma palestra sobre geodados.
A programação segue na quarta-feira (3) com uma visita técnica ao Pantanal e à Sala de Situação em Poconé. Já na quinta-feira (4) os coordenadores municipais conhecem a estrutura do Batalhão de Emergências Ambientais e discutem ações de resposta a riscos e desastres em municípios de Mato Grosso, como Salto do Céu, Rio Branco, Sorriso e Primavera do Leste. Ainda, participam das palestras sobre o Plano de Contingência e boas práticas de proteção e defesa civil.
No último dia, a programação envolve a atividade de mapeamento de áreas de risco nos municípios.
“As atividades do Encontro de Coordenadores foram planejadas para favorecer a troca de experiência e ampliar a capacidade de prevenção e resposta da rede de Defesa Civil em Mato Grosso, possibilitando que os participantes aprendam boas práticas em Proteção e Defesa Civil e apliquem no âmbito local”, ressaltou o secretário adjunto, coronel BM César Brum.