Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Evento em homenagem ao Dia do Poeta Mato-grossense será nesta sexta-feira (19) e terá entrada gratuita

O Setembro Freire é uma realização da Casa de Cultura Silva Freire - Foto por: Divulgação

A 5ª edição do Circuito Cultural Setembro Freire, que terá lançamento de livros, apresentações artísticas e outras atrações, ocorre na sexta-feira (19.9), a partir das 19h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL). O evento, que conta com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), comemora o Dia do Poeta Mato-grossense, uma homenagem ao poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire, nascido no dia 20 de setembro. 

“O Setembro Freire é um evento cultural que começou em 2008 e é muito importante para a Casa Silva Freire. Ou seja, este circuito cultural é anterior à própria fundação da Casa, que completou 15 anos e se consolida como Ponto de Cultura e de Memória graças ao fomento da Secel”, assegura a diretora-geral da Casa Silva Freire, Larissa Silva Freire. 

O poema “Giro do Couro Cru” é o tema que inspira a edição de 2025. Publicado originalmente na década de 70 e integrando o livro Águas de Visitação, a arte evidencia o universo pantaneiro evocado pelo poeta, que coloca o boi e o homem em destaque. 

Este ano, o lançamento do Projeto Sapicuá de Literatura Mato-grossense é o destaque da programação do Setembro Freire. A iniciativa é uma parceria da Casa Silva Freire e da Entrelinhas Editora, cujos objetivos são promover o acesso ao livro e a formação de educadores na rede pública. “O Setembro Freire 2025 vai celebrar o direito à literatura em um sapicuá de livros das infâncias mato-grossenses”, festeja Larissa.

O projeto evoca a metáfora do sapicuá, instrumento usado pelos pantaneiros para carregar objetos essenciais durante a jornada na estrada. “Trabalhamos com essa metáfora do essencial, do precioso, que é como consideramos a literatura”, explica a editora da Entrelinhas, Maria Teresa Carrión Carracedo. 

O setembro Freire de 2025 também marcará o lançamento de “Violetas Cuiabanas”, livro de Daniela Freire que é ilustrado por Daniela Monteiro. A obra infantojuvenil tem como temática central o protagonismo feminino no século 20, em Cuiabá. O cenário da narrativa é o Centro Histórico da capital, com destaque para a Casa de Bem Bem.

Após os lançamentos, a programação segue com apresentações artísticas e intervenções poéticas.

O Setembro Freire é uma realização da Casa de Cultura Silva Freire, que tem como objetivo ampliar o acesso à arte, cultura e literatura produzidas em Mato Grosso, colaborando para o conhecimento do público acerca da produção literária do poeta Silva Freire e do Movimento Literário do Intensivismo. 

O evento é gratuito. 

Serviço | 5ª edição do Circuito Cultural Setembro Freire 
Data: Sexta-feira (19.9)
Local: Câmara de Dirigentes Lojistas – Cuiabá
Horário: A partir das 19h

Sair da versão mobile