Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Judiciário de Mato Grosso é citado como exemplo na implantação de agenda ambiental

Foto: Josi Dias

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foi destacado como um exemplo positivo no cumprimento da agenda ambiental ESG. O apontamento foi feito pela palestrante Vanessa Pinsky, que participou nesta quinta-feira (18 de setembro) do 10º Encontro de Sustentabilidade e 2º Seminário de Mudanças Climáticas. A palestrante comandou o painel “Negócios, Mudanças Climáticas e agenda ESG”. 

ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance que, em português, está ligada aos pilares Ambiental, Social e Governança. A agenda estabelece um conjunto de práticas que empresas e organizações devem adotar. Na prática, o conceito propõe que a sustentabilidade e ética corporativa ocupem posições centrais nas estratégias de atuação, causando impactos positivos na sociedade e no meio ambiente.  

Para Vanessa Pinsky, o TJMT demonstra compromisso com o ESG em suas atividades. A especialista em sustentabilidade e PhD em Administração destacou que há mais de dez anos o Judiciário mato-grossense opera em todas as suas instalações de forma conectada com a agenda. Como exemplo, citou a redução de resíduos, consumo responsável de água e energia e ações para redução e eliminação de gases de efeito estufa. 

“Projetos como o de descarbonização, gestão de resíduos e tantas outras ações que o Tribunal vem desempenhando internamente são extremamente importantes. Essa é uma agenda que requer uma ação coletiva de todos os atores, tanto nos âmbitos público como no privado, no ambiente rural ou no urbano. Além disso, há uma agenda externa que é a de mobilização e liderança desse processo, especialmente em ano de COP30”, enfatizou a palestrante. 

A palestrante também elogiou a iniciativa de fomentar esse debate por meio do 10º Encontro de Sustentabilidade e o 2º Seminário de Mudanças Climáticas. Realizado em conjunto entre o Núcleo de Sustentabilidade do TJMT e a Escola Superior de Magistratura (Esmagis-MT), o evento reuniu magistrados, servidores, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, estudantes universitários e outros interessados na pauta ambiental. 

Em sua palestra, Vanessa abordou as perspectivas e desafios da crise climática, papel das entidades públicas e privadas na descarbonização e negócios sustentáveis. Ela reforçou que o evento promovido pelo Judiciário de Mato Grosso ganhou importância ainda maior por ser realizado próximo da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climática (COP30), que acontecerá em novembro em Belém (PA). 

“Tive o prazer e a honra de ser convidada para participar do evento do TJMT, que entendo que faz parte já de um mutirão para a COP30. O embaixador e presidente da COP30, André Corrêa do Lago, tem destacado a importância de diferentes agentes públicos e privados se engajarem nesse trabalho em prol da mitigação e adaptação para combate às mudanças climáticas”, pontuou a especialista em sustentabilidade. 

Fonte: Bruno Vicente / Foto: Josi Dias – Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Sair da versão mobile