Julgamento de Bolsonaro, Braga Netto e outros 6 por tentativa de golpe de Estado começa amanhã

0
13
Ex-presidente Jair Bolsonaro 18/07/2025 REUTERS/Mateus Bonomi © Thomson Reuters

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal começa a julgar nesta semana os réus do núcleo 1, da ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado no país em 2022, o chamado núcleo crucial.

Fazem parte desse núcleo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 7 réus: Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência e os ex-ministros Anderson Torres, da Justiça, Augusto Heleno, do GSI, Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, e Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Eles respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Além do ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do caso, fazem parte da Primeira Turma do STF e participaram do julgamento os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux e a ministra Cármen Lúcia.

O julgamento começa nesta terça feira, 2 de setembro, às 9 horas da manhã, com sessões marcadas também para os dias para 3, 9, 10 e 12 de setembro.

Se condenados, os réus podem pegar penas que passam de 30 anos de prisão.