O Poder Judiciário de Mato Grosso dá continuidade à campanha Justiça Segura – Não Caia no Golpe!, lançada para orientar a população sobre práticas criminosas que vêm sendo aplicadas em nome do Tribunal de Justiça e de comarcas do Estado. O alerta da vez é sobre o golpe do falso boleto, uma das fraudes mais comuns no ambiente digital.
Como funciona o golpe
O crime acontece quando golpistas enviam boletos aparentemente legítimos por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens, muitas vezes contendo dados verdadeiros da vítima, como nome e CPF, e até o nome de uma empresa ou instituição conhecida.
A aparência é de uma cobrança real, mas o código de barras é adulterado. Ao efetuar o pagamento, o valor não é destinado ao credor legítimo, mas sim à conta de um criminoso.
Alerta à população
Além de utilizar nomes de empresas, os golpistas também têm usado a identidade do Poder Judiciário e de comarcas do Estado para dar mais credibilidade à fraude e enganar a população.
Essas práticas criminosas exigem que todos estejam atentos e desconfiem sempre de cobranças recebidas por canais informais.
Para evitar cair nesse golpe:
– Verifique sempre o emissor da cobrança e desconfie de mensagens recebidas por WhatsApp ou SMS;
– Confira os dados do beneficiário no boleto antes de efetuar o pagamento;
– Prefira acessar o boleto diretamente no site oficial da instituição ou empresa;
Em caso de dúvida, entre em contato pelos canais oficiais do Judiciário ou da entidade credora.
A campanha Justiça Segura – Não Caia no Golpe! é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso para conscientizar e orientar a população sobre diferentes tipos de fraudes.
Fonte: Dani Cunha | Coordenadoria de Comunicação do TJMT