Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Nova Rota do Oeste lança projeto inédito de educação no trânsito para 700 alunos da rede pública estadual

Nova Rota

Para preparar mais de 700 alunos da rede estadual de ensino que estão prestes a conquistar a primeira Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e inserir a conscientização sobre educação no trânsito na rotina escolar, a Nova Rota do Oeste, Concessionária responsável pela BR-163/MT, lança o Projeto Condutores do Amanhã. A iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O evento de abertura do projeto acontecerá na quarta-feira (03/09), às 09h, na escola Profª Elizabeth Maria Bastos Mineiro, em Várzea Grande, e contará com a participação de representantes da Nova Rota, ANTT, Seduc, professores e alunos.

O projeto incorpora a educação para o trânsito na grade dos estudantes, tornando a formação escolar complemento dos aprendizados que os alunos receberão nas autoescolas. Durante as aulas, os estudantes serão avaliados pelo envolvimento e desempenho nas atividades e, ao final, os que mais se destacarem vão ganhar o custeio da CNH, uma viagem técnica para Curitiba, município referência nacional de gestão de trânsito, além de certificados, medalhas e troféus. Ainda, as três escolas mais bem avaliadas também receberão um kit para podcast, que permitirá transformar a sala de aula em um espaço de produção de conteúdo educativo e engajamento com a comunidade. O cronograma do projeto segue até novembro deste ano.

Ao todo, 12 escolas estaduais localizadas nas proximidades da BR-163 em 11 municípios foram escolhidas para receber a ação. Os alunos serão impactados com uma aula semanal, tendo como base uma apostila exclusiva desenvolvida pela Nova Rota, aulas expositivas, vídeos educativos e estudos de casos reais para a reflexão sobre boas práticas no trânsito.

Além da sala de aula, os estudantes participarão de atividades interativas e lúdicas, como o simulador de colisão e impacto, um game imersivo que usa realidade virtual para criar um cenário onde o espectador é o condutor de um veículo que colide após cometer infrações, e óculos especiais que reproduzem os efeitos de sentido comprometido pela embriaguez e cansaço.

No currículo previsto para as aulas também está uma oficina de inovação em formato de mini Hackathon, que vai estimular o trabalho em equipe para roteirizar e criar um vídeo que deverá chamar a atenção da comunidade, por meio das redes sociais, para um trânsito mais seguro na rodovia.

Os professores das escolas escolhidas e que capacitarão os alunos na metodologia passaram por uma formação específica ministrada por uma consultoria externa, que segue à disposição para acompanhamento durante o desenvolvimento das turmas e prestando suporte contínuo.

A iniciativa também conta com avaliações periódicas para medir o aprendizado dos estudantes. Para as avaliações, a Concessionária criou o IDET (Indice de Desenvolvimento da Educação no Trânsito) que deve mensurar o desempenho do aluno, do professor, da escola e o compromisso dos Condutores do Amanhã em relação à educação no trânsito.

Escolas participantes:

Serviço:

O que: Lançamento do programa Condutores do Amanhã

Quando: Quarta-feira (03/09/2025), das 9h às 11h

Onde: Escola Estadual Profª Elizabeth Maria Bastos Mineiro (Rua 25, Sn – Jardim Eldorado, Várzea Grande – MT, 78135-140)

Sair da versão mobile