Na noite desta sexta-feira (5), a Secretaria de Educação, por meio da Associação Luverdense de Natação, viveu um momento emocionante com a inauguração da primeira piscina adaptada para pessoas com deficiência (PcD). O evento, realizado na Escola Municipal Vinícius de Moraes, reforçou o compromisso da gestão municipal com a inclusão e com o bem-estar das crianças e adolescentes com deficiência atendidas pelo Projeto Nós Podemos Nadar em Lucas do Rio Verde.
A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação, Elaine Lovatel, da gerente da agência Sicoob de Lucas do Rio Verde, Janice Gahoma, da presidente da Associação Luverdense de Natação, Edinéia Tavares, além de secretários municipais, vereadores, presidentes do CMDCA e do CMDPD, bem como representantes das empresas apoiadoras.
“É uma grande alegria realizar a entrega desta piscina, que vem somar às aulas de natação destinadas aos nossos alunos com deficiência (PcDs). Com as aulas já iniciadas, é possível constatar avanços significativos no desenvolvimento das nossas crianças nesse curto período de tempo, pois essa nova estrutura tem proporcionado um atendimento mais adequado e um maior engajamento entre professores e alunos, refletindo diretamente no rendimento das crianças”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
A realização contou com o patrocínio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, que disponibilizou o espaço, e da cooperativa Sicoob Credisul, que viabilizou a construção. A iniciativa também contou com o apoio das empresas GDM e BDR Construart, além do Projeto Nós Podemos Nadar.
“Para nós, enquanto cooperativa, é um prazer poder apoiar e contribuir com uma iniciativa tão relevante em Lucas do Rio Verde como o Projeto Nós Podemos Nadar. Já somos parceiros dessa ação há algum tempo e, agora, estamos realizando a entrega da piscina adaptada, essencial para garantir a inclusão das crianças com necessidades especiais”, declarou a gerente da Agência Sicoob Credisul de Lucas, Janice Gahoma.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
“Essa é uma realização não apenas para o Projeto, mas para toda a sociedade luverdense. Nós somos apenas uma ferramenta que, por meio dos parceiros e patrocinadores, busca tornar realidade os sonhos das crianças com necessidades especiais de terem mais oportunidades. Está sendo maravilhoso trabalhar nessa nova estrutura, pois ela facilita o aprendizado e o aprimoramento da técnica desses alunos”, ressaltou o coordenador do Projeto Nós Podemos Nadar, Eltron Moreira.
Márcia da Silva é mãe do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Kaíque Marlon, relata que agora sente o filho verdadeiramente integrado à comunidade. “Estou muito feliz, porque agora sinto que meu filho está totalmente incluído na sociedade. Ele já participa das aulas de natação, onde os professores são maravilhosos e cuidam dele com muito carinho. Tenho total confiança em deixá-lo aos cuidados deles”.
A piscina adaptada
Essa é a primeira piscina adaptada para o atendimento de alunos PCDs do Projeto Nós Podemos Nadar. Com 50 m², a instalação conta com dois níveis de profundidade. O primeiro de 80 centímetros e o segundo de 1,40 metro. Por isso, sua estrutura conta com duas rampas, uma de acesso e outra que possibilita a transição para a área mais funda. Também foram instaladas barras laterais, corrimão e um sistema de aquecimento elétrico, que mantém a temperatura estável.
A noite também foi marcada pela abertura da IV Etapa Estadual de Natação, que ocorrerá ao longo de todo o final de semana. Ao todo serão 500 atletas que disputarão nas categorias A e B, representando os municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Sapezal, Rondonópolis e Cuiabá .