“Acho que foi a primeira vez que eu senti uma vontade muito maior de resgatar a própria pessoa do que os animais”, confessa Deise, em vídeo. “Ela estava com muita fome. Os animais tinham ração. Ela não tinha nada. Geladeira completamente vazia, não tinha nem água ou alguma coisa para comer.”
Segundo a protetora, havia um forte odor de urina na residência, e Rejane apresentava sinais de demência e confusão mental. Deise conta que a artista dormia em um colchão sujo e estava há meses sem tomar banho. Além do resgate dos animais, a pedido da própria Rejane, foi feito um mutirão de limpeza na casa, a troca do colchão e doação de alimentos.
“Não é só uma questão de hoje ir limpar e levar comida, é uma missão muito maior”, afirma Falci, em vídeo publicado nos stories do seu perfil no Instagram. “A Rejane ficou muito feliz e emocionada, chorou. Ganhei um abraço enorme e apertado e ela sente muita gratidão. É claro que ela tem os momentos de confusão [mental] dela, mas foi muito emocionante.”
Embora inicialmente Deise não quisesse revelar a identidade de Rejane, isso foi feito a pedido da própria mulher — no entanto, a ativista preferiu preservar sua imagem. “Em primeiro lugar eu quero agradecer a vocês, amigas. Porque vocês não me conhecem”, diz Rejane em um vídeo enquanto abraça as voluntárias que fizeram a limpeza, emocionada.
Segundo Deise, foi feito o registro de ocorrência da situação, e o Ministério Público foi acionado para investigar o caso.
Ao Estadão, o MPRS declarou que não foi identificada intenção de maus tratos em relação aos animais, já que Rejane apresenta sinais de transtornos mentais. Segundo o órgão, a Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre instaurou um procedimento para averiguar sua situação de vulnerabilidade social. Atualmente, aguarda a resposta das Secretarias Municipais de Assistência Social e da Saúde.
Quem é Rejane Schumann
Nascida em 1949, Rejane Schumann é mais conhecida por trabalhos na Globo, por novelas como O Astro (1970), Dancin’ Days (1978) e Pai Herói (1979). Ela também trabalhou como jornalista, escritora e advogada.
“Ela é uma senhora superinteligente e que conversa super bem”, relata Deise. “Algumas coisas ela se confunde, mas tem muitos momentos lúcidos.”
Fonte: Estadão