Seciteci oferta cursos gratuitos de informática, design e inteligência artificial em Cuiabá e Chapada dos Guimarães

0
21
Durante cursos ofertados pelo projeto, alusnos usam resíduos que antes seriam descartados - Foto por: Ascom Seciteci

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através do programa Recytec, abriu inscrições para cursos gratuitos de informática intermediária, reparo de celular, inteligência artificial e design gráfico. Com carga horária de 60 horas, todos os cursos contam com certificação ao final. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas. 

As vagas estão distribuídas entre Chapada dos Guimarães e diferentes regiões de Cuiabá. O único requisito para se candidatar é ter mais de 12 anos de idade.

Em Chapada dos Guimarães, no Ponto de Cultura do Instituto Inrede, serão ofertados os cursos de Informática Intermediária e Design Gráfico, ambos nos períodos vespertino e noturno, com 20 vagas cada.

Já em Cuiabá, na Seciteci Alta Performance, situada na Avenida Mato Grosso, serão oferecidos os cursos de Inteligência Artificial nos períodos matutino, vespertino e noturno, além do curso de Reparo de Celular nos períodos vespertino e noturno, com 20 vagas em cada turma.

Na Escola Estadual Welson de Mesquita, no bairro Pascoal Ramos, haverá 20 vagas por curso para Informática Intermediária no período noturno e Inteligência Artificial também no noturno. Na Associação de Bairro Jonas Pinheiro III, serão disponibilizadas 15 vagas para o curso de Informática Intermediária, com turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno.

As inscrições podem ser feitas via WhatsApp pelo número (65) 99229-2675. As aulas de todos os cursos se iniciam no dia 22 de setembro (22) e se encerram em 17 de outubro (17.10). 

Recytec

O programa de Recondicionamento de Computadores (Recytec) é uma iniciativa do Governo do Estado, através de uma parceria da Seciteci com a ONG Programando o Futuro, que busca enfrentar os desafios do gerenciamento de resíduos eletrônicos em Mato Grosso. Através de campanhas de coleta e doações, são recolhidas anualmente toneladas de resíduos e é realizado o descarte apropriado ou reuso dos materiais.

Durante os cursos ofertados pelo projeto, os estudantes aprendem o processo de montagem dos equipamentos e alternativas sustentáveis que se baseiam na reciclagem dos materiais coletados. Em alguns casos, o resultado final são máquinas funcionais que são posteriormente doadas. 

Para realizar a sua doação de resíduos eletrônicos basta encaminhar o material até a sede do programa, localizado na Escola Técnica Estadual de Cuiabá (Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé), ou agendar uma coleta por telefone: (65) 9 9229-2675.