Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação sobre a Tuberculose

Foto: Ascom Prefeitura/MP

Médicos e enfermeiros da rede pública e privada de Lucas do Rio Verde participam nesta quarta (24) e quinta-feira (25), de uma capacitação sobre o diagnóstico e tratamento da Tuberculose.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, por meio da Escola Municipal de Saúde. A capacitação está sendo realizada no auditório do Espaço Saúde, das 7h às 11h.

De acordo com a médica responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Dra. Gabriela Porazzi, o objetivo da formação é atualizar os conhecimentos dos profissionais, principalmente, da Atenção Primária à Saúde.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma a bactéria, o Bacilo de Koch, que atinge, principalmente, os pulmões. Entre os sintomas, tosse persistente, perda de peso, febre e suor noturno.

(Foto: )

“O foco da capacitação é auxiliar os profissionais na identificação de casos na fase inicial da doença, evitando as complicações e os óbitos. A Tuberculose tem cura e tratamento gratuito ofertado pelo SUS”, explica a médica.

Dados do Boletim Epidemiológico, do Ministério da Saúde, revelam que somente em 2024, foram diagnosticados 84.308 casos no Brasil, 686 a menos do que no ano anterior, 84.994.

Em Lucas do Rio Verde, segundo a supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann, atualmente, sete pacientes estão em tratamento na rede municipal de saúde. No entanto, os números podem ser maiores, pela falta de diagnóstico.

“É preciso monitorar os pacientes, investigar e orientar as pessoas que convivem com ele, porque a Tuberculose é transmitida através do contato prolongado com a pessoa doente, pelo ar, nas gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar”.

(Foto: )

Em relação a vacinação, aplicada nas primeiras 12 horas após o nascimento da criança, o índice nacional de cobertura é de 91,73%. Em Lucas do Rio Verde, a taxa chega a quase 100%, 99,49%.

A secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura ressalta que as capacitações fazem parte do planejamento da pasta e visam melhorar a qualidade dos serviços prestados.

“Com certeza, o resultado dos investimentos do município na formação e valorização dos nossos servidores, a gente vê lá na ponta, no melhor acolhimento, no diagnóstico rápido e no tratamento eficiente dos nossos pacientes”.

Sair da versão mobile