A Nasa anunciou na segunda-feira (20) que estava reabrindo o contrato principal de pouso na Lua dos Estados Unidos para outros licitantes devido aos crescentes atrasos da SpaceX com o módulo lunar Starship.
A medida abre caminho para que rivais como a Blue Origin consigam uma missão de alto nível para pousar os primeiros astronautas na Lua em meio século.
“Estou no processo de abrir esse contrato. Acho que veremos empresas como a Blue se envolverem, e talvez outras”, disse o chefe interino da agência espacial dos EUA, Sean Duffy, que também é Secretário de Transportes dos EUA, ao programa “Fox & Friends” da Fox News.
Os comentários de Duffy vêm após meses de crescente pressão dentro da Nasa para acelerar o programa lunar Artemis e pressionar a SpaceX a progredir mais o módulo lunar Starship, enquanto a China avança em direção ao próprio objetivo de enviar humanos à Lua até 2030.
Isso representa uma grande mudança na estratégia lunar da Nasa, iniciando uma nova conjuntura competitiva no programa para um módulo lunar tripulado apenas dois anos antes da data de pouso programada. A Blue Origin é amplamente esperada para competir pela missão, enquanto a Lockheed Martin indicou que convocaria uma equipe da indústria para atender ao apelo da agência.
A Starship, escolhida pela Nasa em 2021 sob um contrato que agora vale US$ 4,4 bilhões (cerca de R$ 23,7 bilhões), enfrenta um prazo de pouso na Lua em 2027 que, segundo estimativas de consultores da agência, pode atrasar anos.
Musk vê a Starship como crucial para lançar lotes maiores de satélites Starlink ao espaço e, eventualmente, transportar humanos para Marte, entre outras missões.
“Eles fazem coisas notáveis, mas estão atrasados”, disse Duffy sobre o trabalho do módulo lunar da SpaceX, acrescentando que o presidente Donald Trump quer que a missão ocorra antes que seu mandato na Casa Branca termine em janeiro de 2029.
A medida é uma mudança significativa sob a liderança interina da agência, e enquanto a Casa Branca e Duffy começam a reabrir o processo de nomeação para um administrador permanente.
O empresário bilionário e astronauta-cliente da SpaceX, Jared Isaacman, um aliado de Musk, está em negociações para recuperar a nomeação que havia sido retirada por Trump. Musk não se abateu com o espectro de mais concorrência em uma postagem em mídia social.
“A SpaceX está se movendo como um raio em comparação com o resto da indústria espacial”, escreveu o CEO da SpaceX no X, respondendo a um usuário na segunda. “Além disso, a Starship acabará fazendo toda a missão à Lua. Anotem o que eu digo.”
A missão envolvendo a SpaceX, Artemis 3, seria o primeiro pouso lunar humano desde Apollo 17 em 1972.
A empresa espacial de Bezos, Blue Origin, com o módulo lunar Blue Moon em desenvolvimento, tem um contrato de pouso lunar semelhante concedido pela Nasa em 2023, mas para missões lunares Artemis posteriores.
A empresa havia protestado contra a decisão inicial da Nasa de escolher apenas a SpaceX em 2021 e lutou por anos para convencer a agência e os legisladores a selecionar outra proposta como redundância.
A referência de Duffy à Blue Origin na segunda-feira sugere que a empresa espacial de Bezos poderia competir pela Artemis 3.
A Blue Origin tem desenvolvido o módulo Blue Moon na Flórida com relativamente pouca atenção pública sob um contrato no valor de aproximadamente US$ 3 bilhões (cerca de R$ 16 bilhões).
A SpaceX tem desenvolvido a Starship no Texas em uma campanha frenética de missões de demonstração de “teste até a falha”, mas a Nasa tem ficado incomodada com a falta de progresso nos marcos de desenvolvimento específicos do módulo lunar.
Questionado sobre os detalhes das observações de Duffy, um porta-voz da Nasa disse que a agência pediu à SpaceX e à Blue Origin que apresentem planos acelerados de pouso na Lua até 29 de outubro.
“A Nasa também solicitará planos de toda a indústria espacial comercial… sobre como a Nasa pode aumentar a cadência de nossa missão à Lua”, disse o porta-voz.
Em um comunicado à Reuters, Bob Behnken, vice-presidente de Exploração e Estratégia de Tecnologia na unidade espacial da Lockheed Martin, disse que a empresa tem conduzido “análise técnica e programática significativa para módulos lunares humanos” este ano.
“Temos trabalhado com uma equipe inter-industrial de empresas e juntos estamos ansiosos para atender ao pedido do Secretário Duffy para cumprir os objetivos lunares do nosso país”, disse Behnken, um astronauta aposentado da Nasa.
O programa Artemis, de vários bilhões de dólares da Nasa, é uma série de missões envolvendo múltiplos contratados com o objetivo de retornar humanos à Lua para uma presença de longo prazo lá. A Artemis 3 está planejada para 2027 com a Starship da SpaceX.
A Artemis 2, um voo de 10 dias ao redor da Lua e de volta envolvendo sistemas construídos pela Boeing, Northrop Grumman e Lockheed Martin, está no caminho certo para abril e pode ser antecipada para fevereiro, acrescentou ele.
Bezos e o CEO da Blue Origin, Dave Limp, teriam conversado com Trump alguns meses atrás, quando o presidente republicano estava em conflito com Musk, um apoiador na eleição de 2024 que foi escolhido para liderar esforços para cortar o governo federal, conhecidos como Doge.
Fonte: CNN Brasil