Aulas serão ministradas na cozinha do Senac Boa Esperança, em Cuiabá, nos dias 09 e 10 de outubro.
Com o sucesso da última edição, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) e a Pantanal Cozinha Brasil, maior evento de gastronomia do Centro-Oeste, dobraram o número de oficinas culinárias ofertadas neste ano. Na próxima quinta-feira (9) e sexta-feira (10), o Senac Boa Esperança abre sua cozinha pedagógica para quatro aulas voltadas para os encantos da culinária mato-grossenses.
As aulas serão ministradas pelos chefs Mayara Tubino, Maurício Meurer, Priscila Manzano e Jeane de Souza. As oficinas ainda contarão com uma degustação de vinhos promovida pelo supermercado Big Lar.
A 11ª edição do Cozinha Pantanal Brasil começou no dia 01 de outubro e irá até o final do mês (31). O tema do ano é ‘Mato Grosso e seus Biomas’ e o ingrediente do ano é a carne bovina, escolhidos pela organização.
O diretor Regional do Senac-MT, Edson Dahmer, destaca que a gastronomia é um dos pilares do setor de comércio de bens, serviços e turismo, sendo uma área de grande procura por qualificação e reconhecimento no Senac, com que faz parcerias como a com o Cozinha Pantanal Brasil frutíferas.
“O Senac tem a missão de formar profissionais qualificados e de fortalecer os setores do comércio de bens, serviços e turismo em Mato Grosso. A gastronomia é uma das áreas em que isso se manifesta com mais identidade e criatividade. Temos grande procura e reconhecimento nos cursos de qualificação da área. A parceria com o evento Pantanal Cozinha Brasil reforça nosso compromisso com a valorização da culinária regional, além de ser frutífera na difusão do conhecimento técnico que impulsiona o desenvolvimento econômico e cultural do Estado”, destaca Edson Dahmer.
A instrutora de gastronomia do Senac-MT, chef Jeane de Souza, conta que a instituição é uma figura recorrente no evento e os participantes podem esperar uma junção de sabores e técnicas.
“Nós do Senac já somos ‘figuras carimbadas’ neste evento, que movimenta os estudantes, empreendedores, chefs de cozinha e apaixonados pela gastronomia e turismo. Aqueles que vierem participar conosco encontrarão uma junção de sabores, texturas, técnicas e culinária mato-grossense”, afirma a chef.
Além disso, ela conta que a sua aula tem o foco na transformação de uma carne bovina com a valorização de ingredientes locais com as castanhas do cerrado.
Confira programação Senac Boa Esperança:
Dia 09/10 – Quinta-feira – 9h às 11h
Mayara Tubino – Biomas no prato: Boi Verde de MT
Dia 09/10 – Quinta-feira – 15h às 17h
Maurício Meurer – Do Focinho ao Rabo: Jornada Suína na Cozinha
Dia 10/10 – Sexta-feira – 9h às 11h
Priscila Manzano – Peixes & Biomas: Sabores de MT
Dia 10/10 – Sexta-feira – 15h às 17h
Jeane de Souza – Cerrado e Pantanal: Inspirações Culinárias
Pantanal Cozinha Brasil
O evento técnico/científico e gastronômico do Estado chegou a sua 11ª edição em 2025. Com a missão de expandir, divulgar e valorizar a gastronomia mato-grossense, seus ingredientes e tradicionalidades, além de incentivar pesquisa de produtos e o empreendedorismo.
Anualmente, uma personalidade destaque local é homenageada e um ingrediente é eleito. Em 2025, Fernando Medeiros é o homenageado e carne bovina é o ingrediente do ano.
O Pantanal Cozinha Brasil é organizado pelo professor e empresário, João Carlos Caldeira, com o apoio da Associação de Brasileira Bares e Restaurantes (Abrasel).