Comércio varejista interrompe sequência de quedas e avança 0,2% em agosto

0
6

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro variou 0,2% passagem de julho para agosto e. com isso, interrompeu quatro messes seguidos de variações negativas.

É o que mostram os dados divulgados pelo IBGE.

Com o resultado do oitavo mês do ano, o varejo passou a acumular crescimento de 1,6% no ano.

No acumulado de 12 meses, a alta é de 2,2%

De acordo com os dados do IBGE, entre julho e agosto, em cinco dos oito setores registraram taxas positivas, ou seja, venderam mais: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, Tecidos, vestuário e calçados, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, Móveis e eletrodomésticos e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Já os setores de Livros, jornais, revistas e papelaria, Combustíveis e lubrificantes e Outros artigos de uso pessoal e doméstico registraram taxas negativas, ou seja, menos vendas no comércio em agosto do que em julho.

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 0,9% em agosto na comparação com julho. E, nesse contexto, acumula queda de -0,4% no ano, mas crescimento de 0,7% no acumulado de 12 meses.