Há 31 anos, Silvio Santos usou no SBT a mesma estratégia ousada do ‘The Voice Brasil’ para turbinar audiência de uma novela de sucesso

0
16
Há 31 anos, Silvio Santos usou no SBT a mesma estratégia ousada do 'The Voice Brasil' para turbinar audiência de uma novela de sucesso © Reprodução/SBT

Noite de ouro na TV brasileira. Enquanto os noveleiros se despedem de Odete Roitman, que será morta na noite desta segunda, 6, no remake de ‘Vale Tudo’, os amantes da músicas – e os próprios amantes das novelas – poderão acompanhar a estreia de ‘The Voice Brasil’, no SBT.  

Após doze temporadas na Globo, o reality show musical embarca na emissora comandada por Daniela Beyruti, que conta com apresentação de Tiago Leifert e planejamento de Boninho, dois ex-globais. 

A chamada da emissora, fiel ao estilo ousado de Silvio Santos, brinca com a coincidência: “Após a morte de Odete Roitman”, convidando o público a mudar de canal assim que a vilã da Globo for assassinada.

A jogada de marketing parece nova, mas tem sabor de déjà vu. Em 1994, o SBT já usava a mesma tática para surfar na audiência das novelas da concorrente. 

Em 1993, quando vivia seu auge com folhetins populares, a emissora paulista emplacou ‘Éramos Seis’, um dos melhores investimentos do SBT, em dois horários: às 20h e novamente às 22h, logo depois de ‘A Viagem’ na Globo, em sua exibição original. A reprise, por sua vez, foi ao ar após sucessos como ‘Fera Ferida’, sendo substituída em julho daquele ano por ‘Pátria Minha’.

SBT usou estratégia na época de ‘A Viagem’

Silvio Santos percebeu cedo que não havia nada de errado em usar o poder da Globo a seu favor. Ao contrário, era uma estratégia genial: enquanto o público ainda comentava as tramas globais, o SBT entrava em cena e segurava a audiência. O slogan ‘Éramos Seis hoje após ‘A Viagem’ e reapresentação depois de ‘Fera Ferida/Pátria Minha‘.

A história se repetiria nos anos 2000, quando a emissora voltou a apostar na memória afetiva para divulgar Pantanal. Agora, em 2025, a tradição segue viva: o The Voice Brasil reestreia no SBT justamente no dia em que a Globo exibe o último episódio de Estrela da Casa, que não deve retornar em 2026. 

Fonte: Pure People Brasil