Lançamento do Programa Acelera Cidade impulsiona inovação em Lucas do Rio Verde

0
13
Assessoria


Lucas do Rio Verde recebeu o lançamento do Programa Acelera Cidade

Lucas do Rio Verde recebeu, no sábado (25), o lançamento do Programa Acelera Cidade: Lucas do Rio Verde, nova iniciativa voltada ao fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação. O projeto é desenvolvido pelo Senai Mato Grosso, executado pela Fundação CERTI e realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, contando com apoio financeiro da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O programa foi criado para apoiar o desenvolvimento de startups e incentivar o intraempreendedorismo em empresas da região, oferecendo um ambiente estruturado para validar propostas inovadoras e prepará-las para o mercado. Com foco em seis eixos — Meio Ambiente, Mobilidade, Governança, Economia, Qualidade de Vida e Capital Humano Inteligentes — a iniciativa visa aproximar tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento urbano.

Para a gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani, o programa reforça o compromisso com o desenvolvimento regional.
“Essa ação representa um marco para o desenvolvimento do nosso estado. Quando falamos em cidades inteligentes, não se trata apenas de tecnologia; estamos falando de qualidade de vida e de soluções que impactam diretamente quem vive nelas. O Senai apoia o desenvolvimento das indústrias e das cidades”, afirmou.

Com inscrições gratuitas, o Acelera Cidade está organizado em duas fases complementares. A primeira, “Apoio à Criação de Startups”, selecionará pelo menos 20 projetos para um módulo intensivo de oito semanas, com mentorias coletivas e individuais. Já a fase “Desenvolvimento de Startups” irá qualificar os negócios mais promissores para o mercado e para captação de investimentos, encerrando com um Pitch Day, no qual dez finalistas apresentarão suas soluções para o público e potenciais investidores.

“A participação no Acelera Cidade é uma grande oportunidade de conexão e troca de experiências com outros empresários que estão trazendo soluções para acelerar o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde. Aprender com quem já está inovando faz toda a diferença para evoluirmos juntos”, destacou Lauren Menegon, representante da Simpra – Gestão e Tecnologia.

a
O programa foi criado para apoiar o desenvolvimento de
startups e incentivar o intraempreendedorismo

“Foi uma tarde muito enriquecedora. Conhecemos outros projetos que também estão participando do programa e tivemos acesso a conteúdos essenciais para essa fase. Ficamos muito felizes em conhecer mais sobre o trabalho da CERTI e só temos a agradecer por essa oportunidade”, afirmou Ana Paula Montecelli, arquiteta e diretora da Arqivivacidades.

Além das capacitações, os participantes terão acesso a uma rede de contatos estratégicos, visibilidade no ecossistema e possibilidade de continuidade em outras iniciativas de aceleração. Todo o percurso é gratuito e sem contrapartida societária.

A prefeitura de Lucas do Rio Verde também enxerga no programa uma oportunidade estratégica para fortalecer o ambiente de inovação no município. Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Danilo Messias, o Acelera Cidade reforça um trabalho que já vem sendo construído nos últimos anos.
“Nós iniciamos um movimento de inovação lá atrás e, hoje, percebemos o quanto de potencial já existe em Lucas do Rio Verde e em toda a nossa região. O programa vem justamente para unir esses potenciais e acelerá-los, garantindo que as empresas e startups que já têm vocação para inovar possam alcançar ainda mais sucesso no mercado”, avaliou.

Com previsão de conclusão em 2026, o Programa Acelera Cidade: Lucas do Rio Verde se posiciona como um marco no incentivo à inovação local. A iniciativa reforça o protagonismo da cidade no desenvolvimento de soluções criativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, a geração de oportunidades e o crescimento econômico sustentável.

Texto: José Pereira