OMS alerta: doenças neurológicas afetam mais de 3 bilhões de pessoas e impactam a expectativa de vida

0
5

Um relatório da Organização Mundial da Saúde revela que mais de 3 bilhões de pessoas vivem com alguma condição neurológica — como AVC, enxaqueca, epilepsia e ou Alzheimer, por exemplo, e que cerca de 11 milhões e 800 mil pessoas morrem todos os anos por essas doenças.

Segundo a OMS, os distúrbios neurológicos são hoje a principal causa de doenças e incapacidade no planeta.

O estudo, que analisou, ao todo, 37 condições neurológicas, revela que, além das quase 12 milhões de mortes anuais, essas doenças impactam a expectativa de vida das pessoas.  

O documento apontou 435 milhões de anos de vida ajustados por incapacidade devido a condições neurológicas.

AVC, encefalopatia neonatal, enxaqueca, Alzheimer e outras demências são as principais condições relacionadas a óbitos e incapacidades. Na lista das 10 mais, aparecem também a neuropatia diabética, a meningite, a epilepsia idiopática, complicações neurológicas ligadas ao parto prematuro, o Transtorno do Espectro Autista.  e cânceres do sistema nervoso.

O envelhecimento da população, o melhor diagnóstico e fatores como hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo ajudam a explicar o número de casos.

Mas, apesar da gravidade, menos de um terço dos países possui políticas públicas específicas para lidar com o problema. A falta de neurologistas e o acesso desigual a exames e tratamento também agravam o cenário — especialmente em países de baixa renda.