Outubro deve marcar o retorno gradual das chuvas na porção central do país

0
16

O mês de outubro, que começa nesta quarta-feira, deve marcar o retorno gradual das chuvas na porção central do país, mas a previsão varia bastante de região para região.

De acordo com as mais recentes previsões do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, no Sudeste, por exemplo, deve chover mais que o normal em Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte de São Paulo.

No Centro-Oeste, a tendência de chuva abaixo da média em boa parte da região, enquanto no Nordeste a previsão de chuva próxima da média, com possibilidade de chuva acima da média em partes da Bahia e do Maranhão e no Piauí.

No Norte, Amapá, norte do Pará e áreas do Acre, Rondônia e Amazonas devem registrar mais chuvas que o restante da região e a previsão para o Sul é que Paraná e parte de Santa Catarina registrem chuvas acima da média em outubro; já o Rio Grande do Sul deve enfrentar um mês mais seco.

Em relação às temperaturas, a previsão do Inmet é de calor acima da média na maior parte do país, especialmente no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.